Edval Gaia solicita apoio do governo para realização do cadastramento ambiental rural
Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 13, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, a Indicação do deputado Edival Gaia (PSDB) solicitando ao Governo do Estado que sejam disponibilizados, através do Fecoep (Fundo de Erradicação da Pobreza), recursos para a Secretaria de Agricultura (Seagri) contrate uma empresa especializada na área ambiental com o objetivo de realizar o cadastramento ambiental rural (CAR) das pequenas propriedades, em conformidade com o que preconiza o novo Código Florestal, Lei Nº 12.651/2012, que institui o CAR, registro público eletrônico de âmbito nacional.
“É um apelo que faço porque os pequenos produtores não têm condições nem informações para que possam cadastrar suas propriedades. Caso isso não seja feito o Estado terá um prejuízo muito grande. Sem o cadastro, os produtores não podem fazer empréstimos nos bancos, ficando, assim, impossibilitados de fazer investimentos”, justificou Edival Gaia, informando que, ao todo, o Estado precisa realizar 123 mil cadastros, mas até o momento só duas mil propriedades foram cadastradas.“Peço que o governo, através do Fecoep, disponibilize recursos para que se possa fazer mais 10 mil ou 15 mil cadastros e, assim, os pequenos produtores possam viabilizar suas propriedades”, completou o parlamentar.
Durante a discussão e votação da Indicação, o deputado Gilvan Barros Filho (PSDB) disse que vem acompanhando a questão e informou que a Comissão de Agricultura do Senado Federal aprovou a prorrogação do cadastramento para 2018. “Mas a preocupação permanece e me associo ao deputado Edival Gaia. Não podemos deixar mais uma vez para última hora, como deixamos em maio desse ano, precisamos tomar as devidas precauções e trabalhar no sentido de educar (os proprietários rurais), para que ao final possamos ter um bom resultado em relação ao cadastro ambiental rural”, observou Gilvan.