Em comemoração ao centenário de Arapiraca, Assembleia Legislativa realiza sessão histórica

por Comunicação/ALE publicado 31/05/2024 14h45, última modificação 31/05/2024 18h17

Atendendo ao requerimento do deputado Ricardo Nezinho (MDB), a Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 31, a sua primeira sessão itinerante de sua história. A solenidade aconteceu no prédio-sede da Câmara de Vereadores da cidade de Arapiraca em comemoração ao centenário de emancipação política da cidade. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, e contou com a participação do governador do Estado, Paulo Dantas, do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, do desembargador Tutmés Ayran, do procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, do presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fernando Toledo, além de deputados estaduais, secretários de Estado e municipais e ainda de vereadores da região.

Ricardo Nezinho, que é natural de Arapiraca, fez um breve histórico do surgimento do município, no início do século XIX, com a chegada do seu fundador Manoel André, em 1848. Ele lembrou que, de lá pra cá, a cidade só alcançou vitórias, e uma delas se deu com a conquista de sua emancipação política, através de Esperidião Rodrigues, em 1924. Nezinho destacou ainda o potencial empreendedor da cidade, o que faz com que Arapiraca seja um dos principais vetores de desenvolvimento do Estado. "Nossa cidade é economicamente ativa e com um povo acolhedor, com isso somos cada vez mais fortes. Obrigado a todos pela presença nessa sessão histórica", disse Nezinho.

Os deputados Breno Albuquerque (MDB) e Gilvan Barros Filho (MDB) também ressaltaram a importância da sessão e o desenvolvimento da cidade. Breno parabenizou os deputados e o povo arapiraquense pelos 100 anos de emancipação. "Prazer imenso participar dessa sessão histórica, Arapiraca se sente agradecida", afirmou. Já o deputado Gilvan também externou sua felicidade em participar desse momento especial. "Sessão importante que marca os 100 anos da segunda maior cidade de Alagoas. Arapiraca é a mola mestra do desenvolvimento das regiões do Agreste e Sertão", afirmou.

Ainda durante a sessão, o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, que é natural de Arapiraca, destacou a importância da Lei nº 1.009 de 1924 que emancipou a cidade de Limoeiro de Anadia e também do crescimento econômico do município. "A história de Arapiraca é rica no passado, presente e futuro, agregando união e resiliência", disse. Já o desembargador Tutmés Ayran, que também é de Arapiraca, destacou que a cidade é capaz de passar para as pessoas afeto, identidade e oportunidade.

O presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Sérgio do Sindicato, agradeceu ao Parlamento alagoano, aos vereadores e ao governador Paulo Dantas. "A Câmara sempre trabalhou em união com o Executivo e por isso estamos vendo nossa cidade crescer a cada dia. Muito trabalho e dedicação de todos", disse. Ao final da sessão, os deputados Marcelo Victor, Ricardo Nezinho, Breno Albuquerque, Gilvan Barros, Francisco Tenório (PP), Gabi Gonçalves (PP), Delegado Leonam (União Brasil), Remi Calheiros (MDB), Mesaque Padilha (União Brasil), Dudu Ronalsa (MDB), André Silva (Republicanos), Doutor Wanderley (MDB), Fernando Pereira (PP), Silvio Camelo (PV), Ronaldo Medeiros (PT) e Carla Dantas (MDB) receberam das mãos dos vereadores de Arapiraca a Comenda Manoel André, a mais alta honraria da Câmara de Vereadores.