Encontro Nacional dos Legislativos tem início com debates da Fenale

por Comunicação/ALE publicado 31/05/2016 23h55, última modificação 01/06/2016 16h59

Durante abertura do 36º Encontro da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale), nesta terça-feira, 31, na cidade de Aracaju, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Legislativo de Alagoas (STPLAL), Zilneide Lages, destacou o diálogo com a Mesa Diretora e a luta dos funcionários da Casa por reajuste salarial. “Após dezessete anos e militância sindical conseguimos nos eleger presidente e ter agora, a condição de representar os servidores do Poder Legislativo estadual de Alagoas. Quero aqui reafirmar que nossa campanha sempre foi pautada pelo diálogo com os deputados que compõem a Mesa Diretora”, disse Zilneide.

O encontro acontece, de forma simultânea, com a 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) e está sendo realizado na Assembleia Legislativa de Estado de Sergipe e no campus da Universidade Tiradentes (UNIT). O objetivo é envolver o público-alvo na discussão de temas de relevância nacional e internacional.

No encontro dos servidores, um dos assuntos que vem chamando a atenção do funcionalismo público é o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016, de autoria do Poder Executivo Federal. Segundo as lideranças sindicais, se aprovado, o projeto terá um efeito devastador sobre os servidores públicos das três esferas de governo. Entre as medidas impostas no PLP estão o congelamento de salários, a proibição de concursos, aumento da alíquota para a previdência, de 11 para 14%, e a retirada de benefícios financeiros. Para Zilneide Lages, a medida é uma afronta aos servidores. “Essa é uma discussão que nós não podemos e nem devemos ficar de fora”, avaliou.

A sindicalista frisou que os servidores discutem e buscam uma forma conjunta para combater a aprovação do projeto, que pode ser votado a qualquer momento na Câmara dos Deputados. “Essa é a oportunidade para conhecermos as conquistas das outras Assembleias e tentarmos viabilizá-las em Alagoas”, destacou a presidente.