Espaço onde funcionará a Escola do Legislativo recebe os últimos detalhes

por Comunicação/ALE publicado 09/04/2015 18h00, última modificação 22/04/2015 17h39

Deputados da Assembleia Legislativa visitaram, nesta quinta-feira, 9, o espaço onde irá funcionar, a partir desta segunda-feira, a Escola Legislativa que será implantada através do Interlegis - programa desenvolvido pelo Senado Federal e que visa à modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal. O espaço restaurado onde funcionará a escola estava cheio de entulho sendo utilizado como depósito.

"O Programa Interlegis é um compromisso firmado desde a posse da nova Mesa Diretora. Vamos levar adiante o projeto de modernização e integração do Parlamento com o cidadão alagoano", disse Luiz Dantas, que ressalta a decisão do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, de agilizar a vinda de uma representação do Interlegis, cujo Programa é vinculado ao Senado.

De acordo com o presidente da Escola Legislativa, Willian Giulliano dos Prazeres, que também acompanhou os deputados na visita, a escola será fundamental para a Assembleia Legislativa, já que chega num momento onde a Mesa Diretora está com novas propostas para a Casa e para seus servidores. “A Assembleia Legislativa fez uma parceria com o Senado, através do Interlegis, para sistematizar e informatizar toda a Casa. Isso irá facilitar o controle dos fluxos, além de estarmos em conformidade com a Lei de Acesso a Informação”, afirma Giulliano.

Em relação aos cursos oferecidos, o presidente da Escola Legislativa disse que, incialmente, serão oferecidos dois módulos: o Portal Modelo – sistema de gerenciamento de conteúdos na internet e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo. “Os meios que serão utilizados em nossos cursos serão a internet, videoconferência e transmissão de dados. A ideia é selecionar servidores que possam ter se tornem multiplicadores dentro da própria Assembleia Legislativa”, concluiu Giulliano.

Na próxima segunda-feira, 13, às 9:30h, a Assembleia Legislativa realizará uma sessão solene que marcará a implantação do Programa Interlegis na Casa. E já na parte da tarde terá início o primeiro curso do programa.