Especial Dia Internacional da Mulher: Na 19ª Legislatura, a histórica bancada feminina

por Comunicação/ALE publicado 05/03/2020 14h30, última modificação 06/03/2020 11h08

Na sequência do “Especial Dia Internacional da Mulher”, a Assembleia Legislativa destaca a histórica bancada feminina da Casa de Tavares Bastos. Desde a bancada solitária de Lily Lages, a primeira deputada estadual de Alagoas, em 1934, o Parlamento alagoano alcançou uma marca inédita no pleito de 2018. Isto porque, pela primeira vez, a população elegeu cinco representantes do sexo feminino para compor os quadros do Legislativo nesta 19ª Legislatura. A histórica bancada feminina na Casa de Tavares Bastos está sendo ocupada pelas deputadas Jó Pereira (reeleita - MDB), Ângela Garrote (PP), Fátima Canuto (PRTB), Flávia Cavalcante (PRTB), que está em seu terceiro mandato, e Cibele Moura (PSDB), que aos 21 anos de idade tornou-se a mais jovem deputada estadual eleita no Brasil.

“O sentimento é de alegria, gratidão e de muita satisfação, porque as pessoas entenderam a maneira como nós trabalhamos e exercemos o mandato, construindo e planejando políticas públicas de Estado, e é por essa via que nós vamos transformar Alagoas”, declarou Jó Pereira, que foi eleita com mais de 53 mil votos, alcançando a maior votação entre aqueles que disputavam uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Sobre o aumento da bancada feminina na Casa, Jó Pereira destaca o esforço de cada uma delas durante a campanha eleitoral. “Hoje podemos dizer que temos uma bancada feminina”, declarou a parlamentar. “Mas o desafio continua sendo grande, apesar do avanço. Aqui em Alagoas nós avançamos mais que a média nacional. Nacionalmente hoje as mulheres ocupam 15% das vagas no parlamento estadual e federal e aqui no Estado nós chegamos a 18%”, destacou a parlamentar, cobrando mais apoio dos partidos políticos para que as mulheres possam participar de forma mais efetiva nas eleições.

Hoje com 22 anos, Cibele Moura é a deputada estadual mais jovem do Brasil e traz como bandeira de luta nova forma de se fazer política e a defesa da juventude. De acordo com ela, um dos motivos que a levaram a pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa foi a vontade de buscar soluções para os problemas que afligem a sociedade. “Sempre acreditei que a política era o melhor caminho para mudarmos as coisas. Um dos motivos de querer ser deputada foi o de poder realizar algo para mudar a história de Alagoas e do Brasil”, assegurou. “Eu não poderia deixar de defender o jovem. E defender o jovem para mim é defender a geração de emprego”, declarou Cibele Moura, acrescentando que o fato de ser a deputada estadual mais jovem do Brasil lhe traz grandes responsabilidades.

Compõem a nova bancada feminina do Legislativo alagoano, as deputadas Fátima Canuto, Flávia Cavalcante e Ângela Garrote (PP). A primeira é filha do ex-deputado Rubens Canuto e foi eleita com a aprovação de 37.151 eleitores. Com expressivos 29.561 votos, a deputada eleita Flávia Cavalcante não é uma novata no Parlamento alagoano. Isto porque, ela já exerceu o cargo de deputada por dois mandatos (2007/2011 e de 2011/2015). Período em que ocupou vários cargos na Mesa Diretiva do Poder chegando a comandar, interinamente, a presidência da Casa. A quinta deputada eleita é a ex-prefeita de Estrela de Alagoas, Angela Garrote, ela recebeu 26.845 votos.