Estudantes da Escola Théo Brandão conhecem as dependências e o funcionamento do Parlamento

por Comunicação/ALE publicado 13/09/2017 18h26, última modificação 13/09/2017 18h26

A Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira, 13, a quinta turma do projeto “Fale, Educação!”. Foram cerca de 50 alunos do ensino médio da Escola Estadual Théo Brandão, localizada no bairro da Jatiúca, que visitaram a Casa e conversaram com os deputados Bruno Toledo (PROS), Dudu Hollanda (PSD), Jó Pereira (PMDB), Sérgio Toledo (PSC), Francisco Holanda (PP) e Rodrigo Cunha (PSDB). Os estudantes conheceram o plenário, gabinete dos deputados e os demais setores do Poder Legislativo estadual. Na ocasião foram apresentados vídeos sobre o processo legislativo e a vida do patrono da Assembleia, Tavares Bastos.

A estudante Emily Marcela Souza, que cursa no 2º ano do ensino médio, falou da importância de vivenciar o trabalho dos deputados na Assembleia Legislativa. “Foi bastante proveitosa essa visita, serviu até como uma aula dinâmica, achei bastante interessante conhecer o trabalho desenvolvido pelos deputados”, disse. O estudante Emerson Silva também destacou a importância de conhecer o parlamento estadual. “É a primeira vez que entro na Assembleia Legislativa e gostei muito da visita e de ter acompanhado de perto como são elaboradas as leis em nosso Estado’, afirmou.

A professora Magna Maria Santos, que acompanhou os estudantes, falou da importância do projeto para os alunos da Escola Théo Brandão. “Quero agradecer a Assembleia Legislativa por esta oportunidade. Para os alunos este projeto é muito importante, pois eles conhecem o trabalho do Poder Legislativo e entendem a importância do trabalho de um parlamentar. Também permite que eles vejam que a política é um espaço demócratico e que eles tomem conhecimento do papel deles enquanto cidadãos”, destacou.

A deputada Jó Pereira, que recebeu os alunos em seu gabinete, falou da importância do projeto e de conhecer de perto a realidade vivenciada pelos alunos em suas escolas. “É importante sempre essa presença de jovens aqui na Assembleia Legislativa, isso oxigena o parlamento e dá um novo ânimo aos deputados. Hoje inclusive, foi muito bom ouvir os jovens elogiando a estrutura da escola e o trabalho dos professores”, afirmou a deputada

O projeto “Fale, Educação” visa aumentar a visibilidade da educação para os poderes e instituições públicas e facilitar o exercício da cidadania, por parte da comunidade escolar, como forma de estímulo à busca de caminhos eficientes, pacíficos e humanitários de realização dos interesses e necessidades da comunidade. A parceria da Assembleia Legislativa com o Ministério Público está permitindo que alunos de 14 escolas públicas visitem o Poder Legislativo por 14 semanas.