Ex-governador será homenageado com a Comenda Tavares Bastos

por Comunicação/ALE publicado 05/07/2016 12h04, última modificação 05/07/2016 12h04

O deputado Francisco Tenório (PMN) apresentou na Assembleia Legislativa projeto de Resolução que concede a Comenda Tavares Bastos ao ex-governador e ex-deputado Moacir Lopes de Andrade. “O nosso homenageado foi escriturário do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Congressistas, graduado em Odontologia e Medicina pela Universidade Federal de Alagoas e formado em Direito pelo Cesmac. Tem relevantes serviços prestados como profissional e político ao Estado de Alagoas”, justifica Francisco Tenório.

Moacir Andrade, que é natural de Penedo, foi deputado estadual pelo MDB em 1966. Em 1969 teve seu mandato cassado e os direitos políticos suspensos na Ditadura Militar, por dez anos, por força do Ato Institucional n.º 5. De volta à política foi eleito deputado estadual em 1982 e vice-governador de Alagoas em 1986, na chapa de Fernando Collor.

O homenageado assumiu o governo do Estado em 1989, após a renúncia do titular. Um de seus principais feitos foi a construção de uma rodovia no litoral alagoano, ligando a capital à cidade de Penedo. Em 1991, ano do impeachment de Collor, foi secretário Nacional de Irrigação do Ministério da Agricultura e, em 1994, foi eleito deputado federal pelo PRN.