Fábio Jatene e Fernando Lucchese são homenageados com o Título de Cidadão Honorário de Alagoas

por Comunicação/ALE publicado 25/05/2023 14h21, última modificação 25/05/2023 14h21

Por iniciativa do deputado Doutor Wanderley (MDB), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene nesta quinta-feira, 25, para homenagear os médicos Dr. Fábio Biscegli Jatene e Dr. Fernando Antônio Lucchese com títulos de Cidadão Honorário de Alagoas pelos relevantes serviços prestados ao Estado. A proposta foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Casa de Tavares Bastos. O evento contou com as presenças dos deputados Inácio Loiola (PDT), André Silva (PP), Mesaque Padfilha (União Brasil) e da presidente da Comissão de Saúde do Poder Legislativo, deputada Fátima Canuto (MDB), além de representantes da área médica especializada em cardiologia. De acordo com o propositor, a concessão dos títulos é um ato de justiça aos médicos que têm prestado relevantes serviços e contribuições para a cardiologia do País e, em especial, ao Estado de Alagoas.

“Os dois homenageados são figuras públicas que dispensam biografia. Gostaria de agradecer aos meus pares pela concessão dos títulos e dizer da enorme responsabilidade dos dois novos conterrâneos”, disse Doutor Wanderley, fazendo um breve histórico de sua trajetória ao lado dos homenageados. Ele contou que sua parceria com o dr. Fernando Lucchese vem desde 1974. “Ele tem uma contribuição enorme para a cardiologia brasileira. Quando estávamos aprendendo cirurgia cardíaca pediátrica, Lucchese, com sua criatividade, organizava eventos  com a participação do pessoal da Europa, trazendo novos conceitos que fizeram com que entendêssemos sobre doenças complexas, para tratarmos com segurança”, lembrou Wanderley, informando que foi Lucchese treinou dois cardiologistas pediátricos alagoanos que atuam na Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

Quanto ao médico Fábio Jatene, filho do ex-ministro da Saúde Adib Jatene, Wanderley falou que o conheceu quando estava concluindo a faculdade de Medicina. Observou ainda que Fábio Jatene tem permitido a troca de experiências e disponibilizado toda a estrutura do Instituto do Coração (INCOR/USP) para ajudar na formação dos recursos humanos e no aprendizado de novas tecnologias empregadas no Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene. O deputado reforça que esse serviço presta ações com excelência à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Essas pessoas não só ajudaram Alagoas como vão continuar ajudando, porque esta Assembleia foi muito importante na aprovação de projetos, a exemplo do Hospital do Coração Alagoano. Esse hospital tem que ser institucionalizado e já contamos com o apoio dos Estados vizinhos de Sergipe e de Pernambuco, assim como vamos contar com o apoio de São Paulo”, destacou o parlamentar.

Fernando Lucchese

Fernando Lucchese agradeceu ao Parlamento pela outorga do título de Cidadão Honorário de Alagoas, dizendo que ficou muito emocionado com a homenagem. “O reconhecimento obtido em casa é, até certo ponto, fácil. Agora ser reconhecido fora, numa área longe da sua influência, é um mérito que me emocionou”, reconheceu o médico, justificando que saber da aprovação do título de cidadania pela Assembleia Legislativa lhe deixou muito lisonjeado, uma vez que, para ele, o Nordeste é sinônimo de garra. “A saga nordestina sempre me tocou muito. Estou muito feliz. Já tenho uma história com Alagoas, temos trabalhado muito pela cirurgia cardíaca aqui, treinei cirurgiões daqui lá em Porto Alegre e, agora com o Hospital do Coração Alagoano, temos um intercâmbio bem forte”, comemorou

Fernando Antonio Lucchese tem 75 anos, é natural de Farroupilha/RS e formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduando-se em 1970, com 22 anos de idade. Depois de graduado, fez sua formação em Cirurgião Cardiovascular no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e na Universidade do Alabama, em Birmingham /Estados Unidos.

Fábio Jatene

Fabio Jatene disse se sentir honrado com a homenagem e que a recebe uma das mais expressivas de sua vida e de sua carreira. “Tenho aqui no Estado de Alagoas ligações muito fortes, principalmente por atividades profissionais e de trabalho. Ser reconhecido como cidadão alagoano é algo muito significativo e importante”, disse, destacando sua amizade com o deputado Doutor Wanderley e declarando que a cardiologia de Alagoas sempre foi avançada e dinâmica. “Uma cardiologia que de fato pode ajudar aos pacientes que padecem de problemas cardiológicos. A minha satisfação é dupla por poder ser reconhecido como cidadão num Estado que eu prezo tanto”, completou.

Nascido em São Paulo/SP, filho do ex-ministro da Saúde e professor Adib Jatene, Fábio Jatene tem 55 anos de idade, possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC, doutorado e livre-docência pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). É professor titular da Disciplina de Cirurgia Cardiovascular da FMUSP e diretor da Divisão de Cirurgia Cardiovascular do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (InCor-HCFMUSP). É membro titular da Academia Nacional de Medicina. Tem atuação assistencial em ensino, pesquisa e inovação na área de Cirurgia Cardiovascular.

A sessão solene contou ainda com a participação do presidente da Academia Brasileira de Cirurgia Cardíaca, Ênio Buffolo; do representante do Conselho Regional de Medicina de Alagoas, Denísio Bulhões; do diretor do Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene, Otoni Veríssimo; do reitor da Uncisal, Henrique Costa; e do secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes.