Fátima Canuto defende investimentos nos serviços de oncologia do Estado

por Comunicação/ALE publicado 26/02/2019 18h39, última modificação 26/02/2019 18h39

A deputada Fátima Canuto (PRTB) utilizou a tribuna da Casa Legislativa, nesta terça-feira, 26, para afirmar que a área da Saúde será a principal bandeira defendida em seu mandato. Ela destacou, em especial, o serviço de oncologia – ciência que lida com tratamentos de tumores e câncer – como principal preocupação.

“Não poderia eu, há 20 anos como voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas e presidente das Redes Femininas do Estado e Nacional, deixar de aceitar o desafio desta nova missão. Realizei diversas reuniões com médicos oncologistas e ONGs com o objetivo de criar mecanismos de proteção e levar informações necessárias a todos os alagoanos”, disse a parlamentar.

Canuto ainda parabenizou o deputado Galba Novaes (MDB) pela iniciativa de propor a criação do Estatuto de Oncologia. “É uma iniciativa que só vem a fortalecer a nossa bandeira. Sei que também contarei com o apoio do colegas desta Casa”.

Frente Parlamentar da Mulher
O combate à seca que atinge o sertão alagoano e um maior desenvolvimento no programa de agricultura familiar foram outros eixos defendidos pela deputada. “O programa ‘Plantando o Futuro’, que implantamos com êxito no município de Pilar, alcança hoje 250 famílias e gera 1.000 empregos diretos”, acrescentou.

Por fim, Fátima falou do orgulho de fazer parte da maior bancada feminina da história do Parlamento alagoano, e informou ainda que foi protocolado um requerimento solicitando a criação da Frente Parlamentar da Mulher Alagoana. “Todas as cinco parlamentares assinaram o documento que, com a criação do movimento, vai propor debates e discussões acerca de temas relevantes e políticas transversais”, concluiu a parlamentar.

Em pedido de aparte, a deputada Jó Pereira (MDB) comemorou o discurso de Fátima, destacando a defesa da retomada das cestas nutricionais que garantem o combate da mortalidade infantil e reforçar a fiscalização dos gastos públicos na área da oncologia.