Fátima Canuto relata visita da Bancada Feminina à Santa Casa de Maceió

por Comunicação/ALE publicado 02/05/2019 18h10, última modificação 02/05/2019 18h29

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 2 de maio, a deputada Fátima Canuto (PRTB) destacou a visita realizada pela bancada feminina ao Hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió, no último dia 25 de abril. “Lá passamos pelos setores de rádioterapia, quimioterapia e UTIs. Juntas pudemos constatar que o tratamento dado ao paciente com câncer, que possui plano de saúde ou particular, é o mesmo que é dado para com o paciente da Sistema Único de Saúde”, contou Fátima Canuto, esclarecendo que a visita se deu através de convite feito pelo provedor da unidade hospitalar, Humberto Gomes de Melo.

A parlamentar contou que, durante a visita, a bancada feminina pode tomar conhecimento, através de números, de quanto a Santa Casa precisa subsidiar o atendimento do SUS, devido a uma defasagem de mais de 15 anos em relação a repasses de recursos federais. “Entendemos que a correção da tabela SUS é importante para que mais investimentos sejam feitos e mais vidas sejam salvas”, destacou a deputada, informando que, após a visita, decidiu apresentar indicação, solicitando ao Governo do Estado, a apresentação de anteprojeto de lei dispondo sobre a criação de Núcleos de Prevenção e Diagnóstico Precoce Oncológico para pacientes da rede hospitalar. “Ainda temos muito a fazer. Por isso o nosso anteprojeto de lei é tão importante, com a preocupação de regionalizar esses núcleos, para que as pessoas de todo o Estado, tenham acesso ao diagnóstico precoce e, consequentemente, um tratamento tempestivo e a cura da doença”, justificou Fátima Canuto.

Em aparte, a deputada Flávia Cavalcante (PRTB) se associou ao pronunciamento de Fátima Canuto e parabenizou o doutor Humberto Gomes e sua equipe pelo trabalho realizado. “Pudemos constatar que, realmente, não há distinção no atendimento ao paciente particular com o da rede SUS”, reforçou a parlamentar.

Campanha da Fraternidade
Durante o pronunciamento, Fátima Canuto se reportou a sessão especial realizada na última segunda-feira, 29, de iniciativa do deputado Dudu Ronalsa (PSDB) que tratou sobre o tema da Campanha da Fraternidade: "Fraternidade e Políticas Públicas" e o lema "Serás libertado pelo direito e pela Justiça" (Is 1,27). “Trouxe a esta Casa os três bispos de Alagoas, Dom Antonio Muniz (de Maceió), Dom Walério Breda (de Penedo) e Dom Manoel (Palmeira) onde foi debatido e discutido os anseios da população”, disse a parlamentar parabenizando o propositor da sessão.

Em aparte, o deputado Dudu Ronalsa agradeceu aos seus pares pelo apoio na condução da sessão.