Fórum Estadual das Bacias Hidrográficas solicita apoio da Assembleia em demandas do setor

por Comunicação/ALE publicado 13/02/2019 15h45, última modificação 13/02/2019 15h45

A deputada Jó Pereira (MDB) se reuniu na manhã desta quarta-feira, 13, com representantes do Fórum Estadual de Comitês das Bacias Hidrográficas de Alagoas. Na pauta, a falta de estrutura e recursos financeiros para que os comitês possam trabalhar. O colegiado veio cobrar o apoio do Parlamento, junto ao Governo do Estado, para que sejam repassados à associação dos comitês 15% dos recursos do fundo do setor. Jó Pereira disse que a Casa acolhe o pleito sabendo da importância dos comitês para a preservação dos recursos hídricos.

“São os comitês que trabalham no levantamento de dados, conservando as nascentes e identificando eventuais problemas. Por conta disso é necessária a estruturação dessas entidades”, observou Jó Pereira, informando que o superintendente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gustavo Carvalho, que participou do encontro, declaro estar sendo feito um planejamento para aplicação dos recursos do fundo que será apresentado à Assembleia. “A ideia é que essa Casa acolha essa proposição, através da Comissão de Meio Ambiente, e que faça o acompanhamento da execução para a finalidade adequada do fundo”, contou a deputada.

A presidente do Fórum, Elza Messias, relatou que os comitês vêm enfrentando dificuldades desde 2002. “Viemos pedir a parceria da Assembleia Legislativa para que possamos fortalecer os comitês. A falta de estrutura financeira chegou ao ponto de termos que pedir socorro aos deputados e ao Governo do Estado”, justificou a presidente.