Francisco Tenório apela para que Tribunal de Justiça reveja decisão sobre despromoção de militares
O deputado Francisco Tenório (PMN) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 12, para fazer um apelo ao pleno do Tribunal de Justiça para que reveja a decisão que despromoveu policias militares. A matéria estará na pauta do Judiciário no próximo dia 17. “A decisão abalou o policial, não apenas na forma financeiramente, mas afetou também o lado psicológico e emocional”, afirmou.
O deputado lembrou que o Tribunal de Justiça, através de seu presidente, despromoveu centenas de policiais militares que haviam conseguido sua ascensão na carreira através de ações judiciais. “Isso teve algumas reações necessárias e em favor dos policiais. Eu mesmo fui ao Tribunal e conversei com o seu presidente e com alguns desembargadores. Na ocasião, demonstrei minha preocupação porque isso atingiu em cheio os policiais aposentados. Como exemplo, um policial militar que foi para a reserva como tenente, depois da despromoção voltou a função de sargento e até mesmo de cabo, com uma vida financeira já constituída e no final da carreira”, disse.
Francisco Tenório afirmou que a despromoção criou um problema muito sério na vida pessoal e familiar daqueles que foram atingidos pela ação. “É como se fosse uma punição para o policial militar, que se insurgiu contra uma injustiça cometida dentro da corporação e que foi buscar seus direitos na justiça. Não posso concordar com estas despromoções e por isso venho aqui pedir ao pleno que julgue, no próximo dia 17, em favor dos militares”, concluiu.
Em aparte o deputado Cabo Bebeto (PSL) parabenizou o pronunciamento do deputado Francisco Tenório e também pediu para que o pleno decida em favor dos militares.