Francisco Tenório cobra maior combate ao mosquito da dengue em Palmeira dos Índios

por Comunicação/ALE publicado 18/11/2015 20h04, última modificação 18/11/2015 20h04

O deputado Francisco Tenório (PMN) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 18, para solicitar do Governo do Estado, através da Secretária Estadual de Saúde, e também da Secretária Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios um reforço nas ações de combate ao mosquito da Dengue. “Estive na cidade de Palmeira dos Índios e verificamos um grande índice deste mosquito, que é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Lá ele vem causando uma verdadeira epidemia”, disse.

Tenório disse que o hospital Santa Rita, de Palmeira dos Índios, não está suportando a demanda de tantos casos. “As pessoas estão sendo atendidas em uma sala improvisada, ficando em repouso numa cadeira para poderem tomar o soro e resistir ao ataque sofrido pelo mosquito”, alertou. O deputado falou ainda que exsite a possibilidade do problema se alastrar por toda a região. “Estamos no momento propício para a proliferação do mosquito e, portanto, é preciso um combate imediato”, afirmou.

Por fim, Francisco Tenório falou de outra preocupação que pode estar relacionada ao Aedes aegypti. “Vi hoje, em uma reportagem, que existe um grande índice de microcefalia no Nordeste e que esse fato pode estar ligado a picada do mosquito nas mulheres grávidas. Veja que consequência grave pode ser combatida com um maior zelo e de uma maior informação à população para que evite o acumulo de água parada”, concluiu.

Em aparte, o deputado Léo Loureiro (PPL) se solidarizou com o pronunciamento e criticou a secretaria municipal de saúde de Palmeira dos Índios “Queria registrar que a questão do alto índice do mosquito vem da falta de um trabalho básico da secretaria municipal de saúde de Palmeira dos Índios, que, por sua vez, não visita a casa da população para saber o que está acontecendo nesta luta incessante no combate a este mosquito’, disse.