Francisco Tenório defende venda direta de etanol para postos de combustíveis

por Comunicação/ALE publicado 19/06/2018 18h27, última modificação 19/06/2018 18h27

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Francisco Tenório (PMN), usou a tribuna da Casa nesta terça-feira, 19, para defender que as usinas produtoras de etanol sejam autorizadas a comercializar seus produtos diretamente com postos de combustíveis. O parlamentar também criticou a resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) proíbe o produtor de vender o etanol diretamente aos postos de combustíveis. 

"Temos em Alagoas um dos combustíveis mais caro do país e somos um grande produtor do etanol. Não faz sentido se pagar mais caro do que num Estado que não é produtor. Não consigo entender porque não se pode vender o produto diretamente da usina aos postos de combustíveis para que seja revendido ao consumidor”, destacou. Tenório traçou o trajeto do etanol no Brasil. "As usinas vendem o etanol aos atravessadores, indicados pela ANP, que levam o produto da usina até a distribuidora num caminhão e lá trocam de nota, encaminhando o produto a um posto de combustíveis  para que este possa vender ao consumidor”, criticou o deputado.

Para Francisco Tenório, essa política de venda de provoca, entre outras coisas, o encarecimento do etanol; o congestionamento de caminhões nas estradas; além de um maior gasto com óleo diesel, encarecendo ainda mais o produto final. “Está havendo um movimento nacional no sentido de que as usinas produtoras de etanol sejam autorizadas a comercializarem seus produtos diretamente aos postos de combustíveis para a revenda ao consumidor’, afirmou. O parlamentar lamentou que, na semana passada, o presidente da República, Michael Temer,  tenha jantado na casa de Rubens Ometto, considerado um dos grandes controladores destas distribuidoras de combustíveis. “Fica a preocupação com o lobby montado pelas grandes distribuidoras para manter este estilo de comércio prejudicial a população brasileira. É preciso que os parlamentos se levantem contra isso e exija que se tenha uma liberdade comercial”, concluiu.

Em aparte, o deputado Bruno Toledo (PROS) parabenizou o pronunciamento e destacou o caráter danoso do monopólio na distribuição de etanol. “Esta atitude eleva os preços e prejudica o consumidor. É preciso que o Congresso Nacional se mobilize e corrija este contrassenso desta resolução da ANP”, disse.