Francisco Tenório participa de debate sobre cortes no Programa do Leite

por Comunicação/ALE publicado 29/04/2016 13h49, última modificação 29/04/2016 13h49
Francisco Tenório participa de debate sobre cortes no Programa do Leite

Foto: Liliana Sarmento

O presidente da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Francisco Tenório (PMN), participou na Câmara Municipal de Maceió, nesta sexta-feira, 29, de uma audiência pública para discutir possíveis cortes no Programa do Leite em Alagoas. A proposta do debate foi feita pelo vereador Silvânio Barbosa (PMDB).

Tenório destacou que não se pode aceitar que uma ação, que tem como meta auxiliar gestantes, nutrizes, crianças de até seis anos e idosos em risco nutricional, sofra cortes de verbas federais, haja vista que o Governo do Estado garantiu a manutenção do programa. “O Programa do Leite ajuda na erradicação da mortalidade infantil e na melhoria das condições da gestante”, afirmou o deputado.

De acordo com Silvanio Barbosa, o objetivo da sessão foi discutir soluções para evitar uma redução dos aportes aos produtores. “É inaceitável que uma ação, que tem como meta auxiliar pessoas que estão em risco social e nutricional, sofra cortes de verbas. A audiência serviu para ouvirmos o que o governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social, tem a dizer sobre a redução de recursos e, claro, buscar soluções para o problema”, disse ele.

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) afirma que os recursos para o Programa do Leite serão cortados em R$ 9 milhões e essa redução vai comprometer o trabalho de 4.700 produtores e o atendimento a 80 mil famílias em todo o Estado.

Presentes à audiência o secretário estadual de Agricultura, Álvaro Vasconcelos, o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Alagoas (Sileal), Arthur Vasconcelos, o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, e diversas lideranças comunitárias.