Frente Parlamentar buscará integrar ações da Guarda Municipal aos demais órgãos de segurança

por Comunicação/ALE publicado 29/04/2016 13h30, última modificação 29/04/2016 13h30

Visando auxiliar o aparelho de segurança pública no combate à criminalidade no Estado, a Assembleia Legislativa promoveu nesta sexta-feira, 29, uma audiência pública para o lançamento da Frente Parlamentar das Guardas Municipais de Alagoas. A iniciativa foi do presidente interino da Casa, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB). Após os debates, foi redigida uma carta, contendo as propostas apresentadas pelos representantes das guardas municipais, que deverá ser encaminhada à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e ao Governo do Estado para construção de uma agenda que torne eficiente a intervenção dessa categoria no apoio às policiais Civil e Militar.

“As guardas municipais têm um papel fundamental. Como a Polícia Militar tem um efetivo pequeno, com o auxílio delas poderíamos aumentar a presença da segurança pública nas cidades”, observou Medeiros. “Alagoas vem diminuindo os índices de criminalidade e tenho certeza que essa união com as guardas municipais seria muito proveitosa”, disse o parlamentar, acrescentando que essa seria uma força efetiva, onde, através de uma parceria entre o Governo, a PM e a PC, os guardas municipais poderiam ser capacitados e treinados para dar esse suporte.

Para a secretária municipal de Segurança Comunitária e Cidadania de Maceió, Mônica Suruagy, o debate foi de grande relevância, especialmente sendo realizado no Legislativo. “É importante que o Parlamento ouça o grupo de pessoas que estão à frente do processo de segurança pública municipal em cada cidade. É necessário que estejamos juntos e integrados para o melhor da cidadania”, observou a secretária, informando que a Guarda Municipal de Maceió está apta a trabalhar de forma integrada, dentro das suas competências, com as polícias do Estado, uma vez que, constantemente, vem promovendo cursos de capacitação e qualificação do corpo da Guarda Municipal.

De acordo com a presidente da Associação dos Guardas Municipais do Estado de Alagoas (Agmeal), Solange Dias, a criação da Frente Parlamentar é de grande importância para a categoria. “Estamos vivendo um momento ímpar, pois há cerca de 20 anos buscamos uma garantia para atuar junto à população. E com essa frente parlamentar, nossas propostas serão colocadas em pauta”, disse a representante da categoria.

A audiência pública contou com uma palestra do especialista em segurança pública, Marcos Daniel, que ressaltou a importância da guarda municipal dentro do contexto da segurança pública. “Meu objetivo é incutir nos gestores municipais a importância desta categoria de segurança pública para o benefício e desenvolvimento de Alagoas”, disse o especialista, argumentando ainda que a guarda municipal tem um diferencial significativo, uma vez que é o braço do Estado nas comunidades.

Também participaram dos debates, o juiz da 5ª Vara Criminal da Comarca de Arapiraca, Alfredo dos Santos Mesquita, o guarda civil de São Paulo, Erik Aparecido da Silva, e o secretário de Segurança em Santa Bárbara\SP, Eliel Miranda. A audiência pública contou ainda com a participação do vereador por Maceió, Francisco Hollanda Filho e diversos representantes da categoria de todo o Estado, além do consultor jurídico Michel da Silva Alves.

erik aparecido da silva
erik aparecido da silva disse:
04/05/2016 14h09
gostaria de ver o vidio da audiencia pública em prol as guardas municipais
erik aparecido da silva
erik aparecido da silva disse:
04/05/2016 14h11
video
Comentários foram desativados.