Gabi Gonçalves agradece aprovação da Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental, Bem-Estar e Inclusão Social

por Comunicação/ALE publicado 26/04/2023 16h45, última modificação 26/04/2023 16h45

A deputada Gabi Gonçalves (PP) agradeceu aos colegas da Casa pela aprovação do requerimento nº 132/2023, de sua autoria, que solicita a criação de uma Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental, Bem-Estar e Inclusão Social. "O tema saúde mental é um estigma em nossa sociedade e a falta de abertura para o debate é prejudicial e exclui muitas pessoas", afirmou a  deputada, dizendo que a iniciativa ajudará alagoanos que sofrem com algum tipo de problema psicológico ou psiquiátrico.

"Sinto-me honrada por ter proposto esta Frente e os convido a fazerem parte do tema, também para quebrar tabus", disse a deputada sobre a medida, que tem como objetivo fortalecer a atenção primária em saúde para que seja capaz de ofertar cuidados em saúde mental. "Especialmente por causa das consequências da pandemia, que provocaram aumento de ansiedade e depressão".

A Frente deve atuar tanto na prevenção do sofrimento mental quanto na evitação da cronificação dos transtornos mentais. Além disso, a Frente busca capacitar e dar voz às pessoas em diferentes ambientes, permitindo que elas expressem suas opiniões sem medo de retaliação. Empenhada em ajudar a fazer uma sociedade mais feliz e acolhedora, Gabi Gonçalves encerrou citando Martin Luther King: "A escuridão não pode expulsar a escuridão, apenas a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio, só o amor pode fazer isso".