Gabi Gonçalves celebra 91 anos do Voto Feminino no Brasil
Em discurso nesta terça-feira, 28, a deputada Gabi Gonçalves (PP) reverenciou o Dia do Voto Feminino no Brasil, celebrado no dia 24 de fevereiro. "São mais de 90 anos de luta pela igualdade política", lembrou a deputada, cujo direito só foi reconhecido por meio do Decreto nº 21.076, em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas.
Gabi Gonçalves aproveitou para enaltecer todas as deputadas da atual Legislatura da Casa de Tavares Bastos - Cibele Moura (MDB), Fátima Canuto (MDB), Flávia Cavalcante (MDB) e Rose Davino (PP) -, que se comprometeram em fazer uma frente de mulheres forte, com uma bancada que vai defender as mulheres e as meninas de Alagoas. "Estamos aqui pela sensibilidade da mãe que deixa filho na creche para ir trabalhar, pela jovem que busca o primeiro emprego, pelas meninas que engravidaram de forma precoce. É só o começo de uma jornada que será de muita luta", falou a deputada, prometendo combater por melhores políticas públicas para o público feminino.
Gonçalves repudiou ainda o caso de uma mulher que, chegando à delegacia para denunciar o marido agressor, foi recebida com deboche. "Se fosse a mãe, filha ou irmã, qual seria a conduta dele?", questionou a deputada, lembrando que agentes de segurança, além de proteger, precisam também respeitar.
Em aparte, a deputada Cibele Moura lembra que a lei Maria da Penha só foi aprovada em Brasília porque deputadas tiveram que se mobilizar. Cibele parabenizou ainda Gabi Gonçalves, afirmando que as deputadas da Casa Tavares Bastos vão unir esforços por todas as alagoanas.
O deputado Delegado Leonam (União Brasil) lembrou que homens também precisam se unir na defesa das mulheres. Gabi Gonçalves lembrou que, de fato, é preciso uma ação conjunta de homens e mulheres para conseguir avanços.