Gabriel Albino é homenageado com o título de Cidadão Honorário de Alagoas
O ex-secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), Gabriel Albino, recebeu na tarde desta segunda-feira, 6, o título de Cidadão Honorário de Alagoas. A homenagem, realizada no plenário da Casa de Tavares Bastos, foi uma iniciativa da deputada Fátima Canuto (MDB), que por questões de saúde não esteve presente à sessão solene, sendo esta presidida pelo deputado Mesaque Padilha (União Brasil).
A deputada Carla Dantas (MDB), que foi titular da Secretaria de Agricultura e colega do homenageado no Governo Paulo Dantas, leu o discurso que Canuto faria ao início da sessão. "É com muita alegria e honra que protocolamos esse projeto de lei concedendo o título de Cidadão Honorário ao querido Gabriel Albino. Saiba que Alagoas agradece seu empenho e dedicação. Um profissional exemplar, técnico e que trouxe muita inovação para o planejamento estadual. Desejo muito sucesso, que Deus lhe abençoe e ilumine sempre os seus caminhos", relatou Carla Dantas no documento escrito por Fátima, que incluiu o extenso currículo do servidor concursado, cuja carreira teve em Minas Gerais. Albino chegou até Alagoas em 2018.
Após a leitura dos feitos de Albino, como três Projetos de Lei Orçamentária Anual (PLOA), o Fortalece Alagoas e a negociação da operação de crédito junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, que captou mais de 25 milhões de dólares para o programa Alagoas Mais Digital, Carla Dantas fez seu relato pessoal. "Uma das suas qualidades é estar sempre estudando, aprendendo e dividindo seus conhecimentos com todos os colegas, sendo respeitoso e justo com todos", ressaltou a deputada, emocionada, desejando sucesso em suas futuras empreitadas.
O ex-titular da Seplag disse estar muito satisfeito com a homenagem. "Fiquei praticamente quatro anos em Alagoas, formei vários colegas, inclusive aqui na Assembleia. É uma satisfação muito grande ser cidadão alagoano", destacou Albino, que é mineiro da cidade de Conselheiro Lafaiete. "Esta é uma honraria que aumenta ainda mais o desafio de defender Alagoas por onde eu passar", completou ele, afirmando ser grato à deputada Fátima Canuto e a todos os deputados que aprovaram o projeto de lei.
Gabriel Albino é formado em Direito com mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Carrega no currículo especializações em Direito Processual e em Gestão Pública. Ele acumula ainda vasta experiência nas áreas de Orçamento, Fazenda, Gestão e Planejamento. Por mais de 12 anos, como concursado de carreira, ocupou diversos cargos de liderança na Secretaria da Fazenda de Minas Gerais, até que em 2018 ocupou a função de secretário especial de Planejamento e Orçamento do órgão por três anos, assumindo o comando da pasta em seguida, com a ida da secretária de Planejamento, Renata dos Santos, para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL).
Compuseram a mesa de honra Luiza Barreiros, ex-secretária do Gabinete Civil; Roberto Moisés, conselheiro do Alagoas Previdência; e Adriana Araújo, presidente do Conselho de Contabilidade de Alagoas. Ainda estiveram presentes Bárbara Fernandes, superintendente e secretária de Governo; Genildo Silva, superintendente da Seplag; Diogo Teixeira, secretário de Ressocialização e Inclusão Social, além de amigos e familiares do homenageado.