Galba Novaes destaca inauguração da UPA do Trapiche

por Comunicação/ALE publicado 24/02/2016 17h06, última modificação 24/02/2016 17h06

A inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, foi o tema do pronunciamento do deputado Galba Novaes (PDT) durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 24, da Assembleia Legislativa. Ele destacou a importância da UPA para os maceioenses, tendo em vista que irá desafogar o fluxo de atendimento no Hospital Geral do Estado. Novaes repercutiu declaração do governo do Estado, dando conta de que as UPAs não são de responsabilidade das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, mas sim uma parceria entre esses poderes com o Governo Federal.

“Essas Unidades de Atendimentos são muito importantes, pois contribuem para suprir a demanda da população. Quando cobrávamos a conclusão das obras dessas UPAs, a respostas que obtínhamos era de que o Governo Municipal não tinha condições de bancar essas unidades de saúde, cujo custo médio é de R$ 1 milhão por mês”, observou Galba Novaes, acrescentando que a metade desse recurso teria que vir do Governo Federal, que não estaria realizando esse repasse. “O governador Renan Filho, com grande determinação, se propôs a bancar 75% dos custos da UPA do Trapiche, quando deveria ser custeada pelo Governo Federal”, contou Novaes, ressaltando o compromisso do Governo para com a sociedade alagoana.

De acordo com o Governo do Estado, a Unidade de Pronto Atendimento José Alfredo Vasco Tenório terá capacidade para atender cerca de 350 mil pacientes por dia, nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. A unidade dispõe do serviço de classificação de risco, sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, raio-x e eletrocardiograma. Além de atendimentos de urgência e emergência.