Galba Novaes destaca retomada das atividades da Usina Uruba

por Comunicação/ALE publicado 10/11/2015 19h48, última modificação 10/11/2015 19h48

A retomada do funcionamento da Usina Uruba, em Atalaia, através da iniciativa da Cooperativa dos Produtores Rurais do Vale de Satuba (Coopervales) foi o tema do pronunciamento do deputado Galba Novaes (PDT). O parlamentar, que esteve na solenidade de reabertura da usina, na última sexta-feira, 2, destacou a importância da industria sucroalcooleira voltar a moer exatamente no momento em que o País e, especialmente, o Estado atravessam por uma grave crise financeira.

“Isso nos deixa feliz, pois já foram contratados 1.800 funcionários, especialmente num Estado como o nosso que é carente de emprego”, observou Novaes, acrescentando que, de acordo com a nova direção da usina, quando a mesma estiver "em pleno vapor" vai gerar em torno de três mil empregos diretos. “Esse é o tipo de notícia que nos trás alegria. Saber que, enquanto o País passa por essa crise, Alagoas dá esse exemplo de cooperativismo, que hoje é o futuro, não só do Brasil, mas do mundo”, comemorou o deputado.

Em aparte, os deputados Rodrigo Cunha (PSDB) e Dudu Hollanda (PSD) contribuíram com o pronunciamento do colega de plenário. Hollanda destacou a importância da Coopervales para o desenvolvimento do Estado, tendo em vista que outras usinas estão deixando de funcionar. “Esse ano, para se ter uma ideia, a Usina Triunfo – em Boca da Mata – não irá moer devido a crise”, informou Hollanda, acrescentando que Alagoas, que possuía 33 usinas de cana de açúcar e ocupava o posto de 2º maior produtor de açúcar e álcool do País, vem perdendo o posto devido as dificuldades enfrentadas pelo setor.

AlmavivA
Durante o pronunciamento, Galba Novaes destacou ainda a sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Maceió para homenagear o presidente da Almaviva no Brasil, Marco Tripi, e o vice-presidente da empresa, Francesco Renzetti, com o título de cidadãos honorários de Maceió. Em conversa com os empresários, Novaes ficou sabendo que a empresa emprega, atualmente, 6.700 funcionários e pretende empregar, ainda este ano, mais 1.300 pessoas. “Nós vamos propor uma grande homenagem a esses dois empresários. Essa empresa veio a Maceió e absorveu 6.700 empregos e serão 8 mil funcionários no call center. Isso, quando multiplicado por cinco, chega a 40 mil pessoas beneficiadas direta e indiretamente pela empresa Almaviva”, avalia Novaes.