Gilvan Barros Filho convida para missa de 30 anos da morte de Zeca e Enoque Barros

por Comunicação/ALE publicado 08/03/2016 17h55, última modificação 08/03/2016 19h47

O deputado Gilvan Barros Filho (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 8, para convidar familiares, amigos e conterrâneos para comparecerem à missa de trigésimo ano da morte de seu avô José de Messias Barros (Zeca Barros) e de seu tio José de Enoque Barros, que ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 11, às 19h30, no Centro Paroquial de Girau do Ponciano. “Um homem simples, produtor rural que ensinou seus filhos que a melhor forma de vencer na vida é pela via do trabalho sério e honesto”, disse.

Em seu pronunciamento, o deputado lembrou que seu tio nasceu no dia 17 de fevereiro de 1950, na cidade de Boca da Mata, e tempo depois, a família migrou para Girau do Ponciano, onde fincou raízes e fez história com atos que ficarão para sempre na memória de todos. “Enoque Barros cresceu e desejava ser médico, tendo iniciado o curso de medicina na Universidade de Pernambuco. Ele sempre acreditava que, como médico, poderia prestar um valoroso serviço em prol da população carente de Girau e da região”, afirmou Gilvan Barros Filho.

Seguindo o seu discurso, Gilvan Barros Filho, disse que seu tio, ao passar dos anos, deixou a faculdade para dedicar-se ao comércio e a pecuária e que foi neste momento que idealizou uma das maiores obras de região girauense, que foi o Auto Posto Progresso (Autopel), em parceria com os irmãos Sebastião e Gilvan, além de sua mãe, Dona Lelice.

O deputado lembrou também que, em 1982, Enoque Barros assumiu a prefeitura de Girau do Ponciano, com mais de 70% dos votos válidos. “Com o slogan ‘venha progredir conosco’, fez uma notável administração como chefe do Executivo girauense, executando dezenas de obras, proporcionando conforto e bem estar ao seu povo, apesar de todas as adversidades para angariar recursos para o município”, disse.

Ainda em seu pronunciamento, o deputado listou algumas obras de destaque realizadas na gestão de Enoque Barros: construção da escola Deputado José Medeiros, construção de um módulo esportivo, implantação de uma central telefônica com 100 terminais, construção de um matadouro público, pavimentação de dezenas ruas, arborização de todas as ruas e povoados, construção de uma delegacia de polícia. “Ele levou para Girau a primeira viatura policial, assim como a primeira ambulância, além da instalação de um gabinete odontológico”, afirmou Gilvan Barros Filho.

O deputado relatou outras obras realizadas por Enoque Barros, tais como a eletrificação rural em vários povoados, a conservação das estradas vicinais, a construção de pontes, barragens e açudes, e a pavimentação da rodovia Girau/Traipu. “Ficam seus legado, a sua história e os fatos marcantes que nenhum girauense irá esquecer”, concluiu o parlamentar.