Governador entrega mensagem com o Plano de Governo e faz balanço de ações do Executivo

por Comunicação/ALE publicado 18/02/2020 13h46, última modificação 18/02/2020 13h46

Conforme preconiza o artigo 107 da Constituição Estadual, o governador Renan Filho compareceu a solenidade de abertura da 2ª Sessão Legislativa da 19ª legislatura, nesta terça-feira, 18, para a entrega da mensagem contendo o plano de Governo para o exercício de 2020. Na oportunidade, o chefe do Executivo agradeceu a parceria com o Parlamento alagoano, fez um balanço positivo das atividades realizadas no ano passado e um resumo sobre as projeções do Governo para este ano. “No ambiente complexo que vive o Brasil, Alagoas tem dado exemplo ao País de capacidade reformista, inovadora, de relação profunda que permite que o nosso Estado encontre caminhos para melhorar a vida das pessoas e a nossa própria reputação como trabalhadores em defesa dos avanços da qualidade de vida do nosso povo”, declarou Renan Filho, acrescentando que o “ano de 2019 foi muito profícuo e 2020 será ainda mais”.

Na sequência, destacou os avanços na área da saúde, com a entrega do Hospital da Mulher, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e que o resgate aéreo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tem sido destaque e referência nacional. Para este ano está prevista a entrega do Hospital Metropolitano, um dos maiores investimentos do Governo do Estado no setor, além outras obras como a construção do Hospital Regional, em Porto Calvo, recuperação de hospitais, a exemplo do Ib Gatto, em Rio Largo, e construção de duas UPAs.

Na educação, destacou a redução nos índices de analfabetismo e o lançamento, na manhã de ontem, da segunda fase do Programa Escola 10. “Os municípios tiveram um grande avanço. E quero fazer um agradecimento a Assembleia Legislativa por ter transformado o Escola 10 em programa de Estado”, disse, Renan Filho, destacando que a aprovação da legislação pelo Parlamento garantiu o pagamento de prêmios aos municípios que atingiram as metas propostas na norma, informando para que enviará ao Parlamento o “Programa Vem que Dá Tempo”, para incentivar, através de uma remuneração, o retorno de jovens que estão fora das salas.

Ainda sobre a educação, o governador Renan Filho fez um apelo ao Parlamento para que aprove esta semana o projeto de lei que autoriza o rateio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) entre os profissionais do magistério em atividade no Estado. O projeto de lei foi encaminhado à Casa no último dia 13 de fevereiro.

As áreas da Segurança Pública, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo também foram destaque. O governador observou que 2019 foi o ano menos violento do Estado, observando que a capital alagoana chegou a atingir o número de 110 homicídios por 100 mil habitantes. “De uns tempos para cá, Maceió apresentou 29,9 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Nesses últimos 30 anos, esse momento é um dos mais importantes e significativos para nós”, disse, acrescentando que entre outros investimentos na área, está prevista a reestruturação da carreira dos delegados e dos agentes da Polícia Civil, o que vai possibilitar a realização de novos concursos públicos para o setor.

No que concerne a infraestrutura, Renan Filho fez um agradecimento especial à Assembleia Legislativa pela autorização de crédito que concedeu ao Estado e pelo fortalecimento da arrecadação estadual e redução de despesa. “Que permitem hoje Alagoas a realizar fortes investimentos. Nós estamos construindo o maior conjunto de rodovias da nossa história. É o maior investimento com ampla parceria com a Assembleia e o congresso Nacional”, garantiu o governador.

No campo do desenvolvimento econômico e Turismo, Renan Filho comemorou a chegada de voos direto de Portugal, considerando o fato um marco histórico. “Estou muito confiantes que esse ano, no campo do desenvolvimento econômico e turismo, vamos encontrar um bom caminho para Alagoas”.