Inácio apresenta projeto visando a captação de energia solar e reaproveitamento da água da chuva

por Comunicação/ALE publicado 25/02/2016 17h09, última modificação 25/02/2016 17h09

De iniciativa do deputado Inácio Loiola (PSB), tramita nas Comissões Temáticas da Assembleia Legislativa o projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sistemas de captação de energia solar e reaproveitamento da água da chuva, na construção de novos prédios, centros comerciais e condomínios residenciais no âmbito do Estado. A matéria foi lida durante a plenária desta quarta-feira, 24.

“Ao nos depararmos com a atual crise do setor energético, sentimos a necessidade de implementar mecanismos alternativos que possam garantir o abastecimento de água nas cidades, afim de evitar o colapso do sistema hídrico e os apagões”, justifica Loiola, no projeto de lei.

O parlamentar aponta ainda que, além de proporcionar benefícios socioambientais, o aproveitamento e o desenvolvimento da energia solar no Estado pode abrir um forte potencial socioeconômico para a região. “O Agreste e o Sertão de Alagoas sobressaem-se nessa nova fronteira de alternativa energética, pois, está mais do que comprovado o potencial de ambas regiões na geração de energia solar, a partir da irradiação, trazendo, indubitavelmente, uma nova perspectiva socioeconômica”, reforça Inácio.

Por fim, prossegue o deputado, a implantação dos dispositivos para a captação de energia de água da chuva na construção de novos prédios, centros comerciais e condomínios residenciais, proporcionará economia de água e protegerá o meio ambiente. “Logo, a crescente demanda por energia renovável e de água por parte da população despertará a consciência de seu uso racional, transformando assim este dispositivo em componente obrigatório num futuro bem próximo”, completa o parlamentar.