Inácio Loiola apresenta projeto concedendo incentivos aos estudantes de Medicina de universidades privadas

por Comunicação/ALE publicado 24/04/2020 13h30, última modificação 30/04/2020 18h30

O deputado Inácio Loiola (PDT) apresentou projeto de lei para que o governo do Estado conceda incentivos aos universitários dos cursos de Medicina, em instituições da rede privada de ensino, objetivando a ampliação dos atendimentos médicos no interior de Alagoas.

Segundo o parlamentar, o projeto destaca que, para o recebimento da concessão da bolsa estudantil, os alunos deverão atender critério essencial que se encaixe no perfil socioeconômico determinado pela Lei estadual.

A propositura da matéria objetiva ampliação do serviço de saúde à população que mais carece de assistência médica no interior do Estado, com a criação de um programa estadual de incentivo para estudantes de medicina, exclusivamente, de universidades privadas, para que na etapa clínica do curso superior os pré-médicos possam estar aptos a trabalharem nos municípios com direito ao benefício financeiro correspondente ao desconto percentual de 50% do valor integral da mensalidade.

De acordo com o projeto de lei, os cursos de medicina são caros, e determinados gastos não podem ser negligenciados por economia e, por esta razão, o Estado arca com 50% do valor, que deve ser pago por mês, e o município que demonstrar interesse para contratação do médico-aprendiz poderá conceder contrapartida, através de convênio com a Universidade privada.

Para ser beneficiado pelo programa, os alunos universitários precisam estar matriculados em curso de graduação nas instituições autorizadas e credenciadas pelo MEC ou Conselho Estadual de Educação, na Secretaria Estadual da Educação de Alagoas, e não pode ser beneficiário de outra bolsa de estudos ou financiamentos universitários com recursos públicos.

Além disso, o benefício também será homologado oficialmente por meio de instrumento jurídico, assinado entre as instituições da rede privada de ensino e secretaria estadual de educação.

Por Yela-Diane

José Ferreira Dos Santos
José Ferreira Dos Santos disse:
25/04/2020 22h40
Se for neste caminho que dê incentivos para todo é não privilegiando um pequeno grupo.
Diane
Diane disse:
30/04/2020 14h49
Diante do cenário caótico na saúde pública, a iniciativa é louvável para estender os serviços na saúde àqueles que mais precisam no interior do Estado.
Comentários foram desativados.