Inácio Loiola apresenta projeto criando a Política de Educação para Consumo Sustentável da Água

por Comunicação/ALE publicado 21/03/2019 17h05, última modificação 21/03/2019 20h10

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, o deputado Inácio Loiola (PDT) apresenta projeto de lei visando a criação da política de educação de consumo sustentável no Estado de Alagoas. Em pronunciamento durante a plenária desta quinta-feira, 21, o parlamentar explicou que a proposição consiste na utilização de recursos naturais primando pela sustentabilidade e preservação, com o intuito de proporcionar qualidade de vida da geração presente e assegurar as necessidades das gerações futuras.

“A água, como bem finito, nos impõe cada vez mais a criar medidas, por meio de políticas públicas, de incentivo à prática da sustentabilidade”, observou o Inácio Loiola, para em seguida acrescentar que a sala de aula é o espaço mais adequado para disseminar o conceito de sustentabilidade e preservação dos mananciais de água no Estado.

O parlamentar destacou ainda que a escassez de água será responsável por grandes conflitos mundiais. “O grande problema desse século é a falta de água, apesar de dois terços do nosso problema ser composto por água, apenas 2,5% é de água potável”, lembrou, classificando como "criminoso" o projeto de transposição do rio São Francisco. Além da transposição, Loiola lembrou a degradação do rio, que já não tem forças para adentrar o mar e, por conta disso, está tendo sua foz invadida por este, causando prejuízos para as cidades ribeirinhas, como Piaçabuçu e Penedo.

Em aparte, os deputados Silvio Camelo (PV), Cabo Bebeto (PSL), Davi Maia (DEM), Yvan Beltrão (PSD), Breno Albuquerque (PRTB) e a deputada Cibele Moura (PSDB) se associaram ao pronunciamento de Loiola, parabenizando-o pela escolha de tema tão importante para o Estado, especialmente no que diz respeito à defesa do São Francisco. “A água, antes de tudo, é estratégica. Tivemos época em que o São Francisco era um rio navegável, hoje já não mais, devido ao assoreamento. Isso me preocupa muito”, disse Camelo.

Já o Cabo Bebeto lembrou da realização de uma sessão especial, no próximo dia 29, que tratará da questão do abastecimento de água no Estado. “Temos relatos de que vários municípios alagoanos passam cerca de 25 dias sem água em suas residências”, disse, destacando a precariedade do serviço realizado pela Casal. O deputado Davi Maia concordou com Loiola ao considerar um crime a transposição do Rio São Francisco, bem como a redução da vazão do rio por parte da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco).