Loiola apresenta projeto que determina instalação de energia solar e reaproveitamento da água em novas edificações
Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei de autoria do deputado Inácio Loiola (PSB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sistema de capacitação de energia solar e reaproveitamento de águas de chuvas, na construção de novos prédios, centros comerciais e condomínios residenciais, no âmbito do Estado de Alagoas .
Pela matéria, as edificações devem possuir um sistema destinado à captação, armazenamento e utilização de águas da chuva, com observância às normas técnicas vigentes. O texto também obriga as empresas e/ou os profissionais autônomos projetistas e de construção civil a proverem em seus projetos para a construção de edificações, os sistemas de captação, armazenamento e distribuição de energia solar e de água das chuvas.
A proposta garante a oferta de água para as atuais e futuras gerações. “Na construção de novas edificações, adotamos o cuidado de definir a obrigatoriedade da instalação de sistema de capacitação de energia solar, seja por coletores ou por meio de painéis solares, aproveitando a energia para o aquecimento de água, inclusive a reutilização de águas pluviais, contudo, reduzindo o volume escoado das águas da chuva, estimulando o reuso direto dessas águas, tendo em vista o uso racional dos recursos hídricos”, afirma Inácio Loiola.
O deputado explica que se não bastassem os benefícios socioambientais, o aproveitamento e o desenvolvimento de energia solar no Estado podem abrir um potencial socioeconômico imensurável para a região, uma vez que está inserida no Nordeste Brasileiro, próximo a linha do Equador, onde a luz e o calor solar predominam na maior parte do ano. “Sabendo dessas riquezas energéticas que possuímos, empresas detentoras de tecnologia do uso de energia solar prospectam oportunidades de negócios para alavancar investimentos na região. Tamanha vontade pode nos levar, sem sombra de dúvida, a instalação de clusters (cadeia produtiva no Estado) que proporcionará emprego, renda e qualidade de vida”, disse Inácio Loiola.