Inácio Loiola celebra as festas juninas e o forró pé de serra

por Comunicação/ALE publicado 05/06/2024 18h38, última modificação 05/06/2024 18h38

Os festejos juninos e suas tradições nordestinas, bem como os benefícios econômicos e sociais para o Nordeste brasileiro foram temas do pronunciamento do deputado Inácio Loiola (MDB) durante a sessão plenária desta quarta-feira, 5. “O mês de junho tem um significado muito grande para o Nordeste brasileiro. A festa mais popular do mundo é o Carnaval, mas para os nordestinos são as festas juninas”, destacou Loiola. 

"Todo nordestino, independente do seu Estado, comemora as festas juninas em sua comunidade, acendendo uma fogueira, comendo milho, a canjica e a pamonha, que são alimentos típicos”, observou o deputado. Inácio Loiola ressaltou que durante os festejos juninos há uma das maiores movimentações econômicas e de público no Nordeste. Ele citou como exemplo dados divulgados pelo Ministério do Turismo, dando conta de que em 2022 a circulação da economia ficou na casa dos R$ 6 bilhões, com cerca de 27 milhões de pessoas participando das comemorações.

O parlamentar também fez uma menção especial ao forró pé de serra, um estilo musical tradicional que tem profundas raízes em Alagoas e no Nordeste do Brasil, e aos músicos que perpetuam esta tradição, enaltecendo o trabalho da Associação dos Forrozeiros em Alagoas-Asforral, criada pelo saudoso forrozeiro José Lessa e, que agora está sob a organização de Patrícia Pedrosa.⠀

Delmiro Gouveia

Os 160 anos de nascimento de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia (Delmiro Gouveia) também foram abordados pelo deputado Inácio Loiola. “Há 160 anos nascia em Ipu/CE, Delmiro Gouveia, o grande timoneiro da industrialização do Nordeste. Ele chegou aqui em Alagoas no início do século XX e instalou aquela indústria que serviu de referência não só para o Nordeste, mas para o Brasil”, contou o parlamentar, explicando que além da indústria têxtil (a Fábrica da Pedra), Delmiro Gouveia criou a primeira hidrelétrica do Brasil, a Angiquinhos. “Foi com certeza um homem de uma visão desenvolvimentista muito grande e veio a falecer aqui em território alagoano, em Delmiro Gouveia, na época Povoado Pedra, que pertencia a Água Branca, em 10 de outubro de 1917”, completou.

Meio Ambiente
Outro registro feito pelo deputado Inácio Loiola foi o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela ONU em 5 de junho de 1972. O parlamentar apontou que "a ciência do século é a ecologia" e disse que a humanidade está diante de um problema sério, por conta dos desequilíbrios do meio ambiente, devido a falta de cuidados com a Terra. “Ou a gente se conscientiza em preservar o nosso Planeta, a nossa casa, ou vamos destruir a nossa morada”, declarou Loiola, observando que o que está acontecendo no Rio Grande do Sul nos últimos 30 dias, com chuvas torrenciais que atingiram 90% dos municípios gaúchos, deve-se a não preocupação com o Planeta.

Em aparte, o deputado Delegado Leonam (União Brasil) destacou a importância dos temas abordados pelo colega de plenário. Especialmente no que diz respeito ao Dia Mundial do Meio Ambiente e o início dos festejos juninos. “É fundamental que valorizemos a cultura local. Afinal de contas, como foi muito bem falado, aqui temos o berço e as raízes da nossa cultura”.