Inácio Loiola denuncia desabastecimento d'água no Sertão alagoano
O deputado Inácio Loiola (MDB) usou a tribuna para falar sobre a visita, em seu gabinete, de Denyse Siqueira, a prefeita de Ouro Branco. Ela informou que há dois meses não chega água no município e região. "A distribuição de água na região do Sertão de Alagoas é de responsabilidade da Águas do Sertão, que atende 34 municípios. A falta de água em Ouro Branco se repete em Maravilha, Poço das Trincheiras e Delmiro Gouveia", ressaltou o deputado.
Loiola lembra que a Águas do Sertão assumiu o compromisso, até 2030, de investir R$ 1,89 bilhão no abastecimento de água e saneamento da região, mas que "nenhum centavo chegou até o momento". O deputado reforçou que nenhuma região do Sertão nordestino tem mais água que o Sertão de Alagoas. "Para vocês terem uma ideia, 30% da capacidade da vazão do Canal do Sertão daria para atender os 102 municípios do Estado de Alagoas, sem levar em consideração o rio São Francisco", disse o deputado.
Inácio Loiola ainda destacou as altas tarifas cobradas pela empresa."Venho aqui trazer essa mensagem, esse apelo, essa súplica da prefeita Denise, de Ouro Branco, que há poucos instantes saiu do meu gabinete dizendo que há 60 dias não chega uma gota d'água na sua cidade", destacou o parlamentar. A empresa "está enganando o Estado de Alagoas, está nos enganando", concluiu.
O deputado Delegado Leonam, em aparte, parabenizou o colega deputado e lembrou que a Região Metropolitana de Maceió vive algo semelhante, mas com a empresa BRK Ambiental, além da Verde Alagoas, que atua nos demais municípios. "Enquanto consumidores, pagamos caro por um desserviço, seja pela falta de abastecimento ou, quando há, com água suja e barrenta", disse Leonam.