Inácio Loiola destaca avanços e desafios enfrentados pela Uncisal

por Comunicação/ALE publicado 24/10/2019 19h05, última modificação 24/10/2019 19h07

O deputado Inácio Loiola (PDT) fez pronunciamento durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 24, destacando os avanços e desafios da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Loiola fez um breve histórico da fundação da instituição, que foi criada em 1968, como Escola de Ciências Médicas de Alagoas. “A Uncisal avança na linha do tempo como instituição de ensino superior, como referência no ensino, na pesquisa, na extensão e na assistência à população”, relatou o parlamentar. Atualmente a instituição de ensino oferta 15 cursos superiores e possui 1.970 alunos, 330 professores e 2.424 servidores técnicos.

“Além dos seus méritos na área educacional, desenvolve um vasto trabalho no campo da responsabilidade social ao ser a única instituição pública de ensino técnico presente nos 102 municípios do Estado e oferecer qualificação para os trabalhadores que atuam no Sistema Único de Saúde”, destacou Inácio Loiola, aproveitando para elogiar o trabalho realizado pelo atual reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, segundo o parlamentar, um dos principais responsáveis pelos avanços na instituição. “Nestes últimos dois anos, sob a gestão deste renomado médico, a Uncisal ganhou novo dinamismo e mostrou sua verdadeira vocação em formar novos profissionais da área de saúde e de prestar relevantes serviços à população alagoana mais humilde”, avaliou o deputado.

Em apartes, os deputados Leo Loureiro (PP), Marcelo Beltrão (MDB), Davi Maia (DEM) e a deputada Ângela Garrote (PP) contribuíram com o discurso do colega de plenário. Loureiro destacou que a Uncisal é o principal instrumento da saúde de Alagoas em diversos segmentos. Ele parabenizou a atuação da coordenadora do Centro de Diagnóstico e Imagem (CEDIM), Kátia Born, pela reabertura do centro. “Com a ajuda dela (Born), o magnífico reitor conseguiu abrir o Cedim, que vem fazendo a diferença no Estado e em Maceió”, observou Loureiro.