Inácio Loiola destaca os 100 anos de nascimento de Lamenha Filho

por Comunicação/ALE publicado 28/08/2019 17h40, última modificação 28/08/2019 17h40

O centenário de nascimento do ex-governador de Alagoas, Lamenha Filho, foi tema do pronunciamento do deputado Inácio Loiola (PDT), durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 28. No discurso, Loiola traçou um breve histórico do ex-governador, que foi prefeito de São Luiz do Quitunde, sua cidade natal, e deputado estadual por três mandatos consecutivos (1954, 1958 e 1962).

Antonio Simeão de Lamenha Lins Filho nasceu em 28 de agosto de 1919, no município de São Luiz do Quitunde. Aos 27 anos foi eleito diretor da Cooperativa dos Banguezeiros e da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana).

No campo político, foi prefeito de São Luiz do Quitunde e deputado estadual por três mandatos consecutivos. “Assumiu a presidência do Poder Legislativo alagoano e entrou para a história por conduzir o processo de impeachment do então governador Muniz Falcão (em 1957)”, informou o parlamentar, acrescentando que, quatro anos mais tarde, Lamenha Filho assumiu o Governo do Estado, em substituição ao interventor João Batista Tubino.

“Como governador do Estado, Lamenha Filho ficou conhecido por todos como um gestor visionário e executor de obras estruturantes indispensáveis para colocar Alagoas nos trilhos do desenvolvimento, proporcionando emprego e bem-estar à população”, prosseguiu Inácio Loiola, destacando algumas ações realizadas por Lamenha Filho, como: ampliação da eletrificação no Estado e do abastecimento de água nas cidades do interior, implantação do Conselho Estadual de Cultura, criação do Instituto de Tecnologia e Pesquisa Aplicada e da extinta Companhia Beneficiadora de Lixo.

“Implantou ainda a TV Educativa e a Escola de Ciências Médicas, criou a Secretaria de Planejamento e inaugurou obras como o Estádio Rei Pelé, na época o estádio mais do Nordeste”, destacou Inácio Loiola. Lamenha Filho encerrou o mandato em 15 de março de 1971. “Poucos têm conhecimento, mas o governador Lamenha Filho saiu do Governo em situação difícil, sem ter sequer um automóvel. Em 1974 tentou retornar ao cenário político como candidato ao Senado, mas acabou sendo preterido em função da candidatura de Teotônio Vilela”, concluiu Loiola.