Inácio Loiola destaca passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente
Neste 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o deputado Inácio Loiola (PDT) usou a tribuna da Casa, durante a sessão ordinária, para alertar sobre a necessidade urgente de promover a sustentabilidade do planeta através de ações como o estímulo ao reuso, a reciclagem e a preservação das fontes de água e das matas. No pronunciamento, Loiola citou vários casos de agressão ao meio ambiente, dentre eles o que considera o maior crime ambiental: o projeto de transposição do rio São Francisco. Destacou algumas proposituras de sua autoria e também do Parlamento que foram aprovadas pelo plenário visando contribuir para o equilíbrio do meio ambiente.
“Em se tratando de Alagoas, temos dado nossa contribuição para o equilíbrio do meio ambiente. Aqui no Parlamento, destaco o projeto de Convivência com o Semiárido (que já é lei), e visa a permanência do homem no Sertão tendo uma convivência autossustentável com o bioma caatinga”, contou Loiola, citando ainda a lei de Preservação e Manutenção das Nascentes de Água em Alagoas, de autoria da ex-deputada Cáthia Lisboa Freitas, e outro mais recente, de sua iniciativa, o projeto de lei que tem por objetivo a substituição de canudos plásticos por outros instrumentos sustentáveis. “Ajudando a reduzir a inundação e poluição de plásticos nos rio e nos oceanos”, destacou.
Durante o discurso, Loiola voltou a reforçar sua luta pela revitalização do rio São Francisco. “Desde o projeto de transposição e agora com o estouro de barragens em Minas Gerais, passa a sofrer maior degradação com conseqüências sérias para a população ribeirinha”, ressaltou o parlamentar, frisando que preservar o meio ambiente é imperativo.
Em apartes, os deputados Davi Maia (DEM) e Antonio Albuquerque (PTB) solidarizam-se com o colega de plenário pelo pronunciamento. Albuquerque parabenizou a conduta de Loiola na defesa do meio ambiente e destacou a importância de proteger o ecossistema. Já Davi Maia ressaltou a luta de Loiola em prol da preservação do rio São Francisco.