Inácio Loiola destaca passagem do Dia Nacional da Caatinga

por Comunicação/ALE publicado 25/04/2019 17h12, última modificação 25/04/2019 17h12

O Dia Nacional da Caatinga, a ser celebrado próximo dia 28, foi tema do pronunciamento do deputado Inácio Loiola (PDT) durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 25. “A data tem como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre a importância da caatinga para o equilíbrio ambiental”, informou Loiola, destacando que a caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, com predominância no Nordeste do País, que ocupa uma área de aproximadamente 82 milhões de hectares, o que equivale a 11% do território nacional e cerca de 75% de área territorial do Nordeste.

“Rico em biodiversidade, atualmente a caatinga abriga inúmeras espécies de animais e em torno de 930 espécies de plantas e engloba os estados, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí e norte de Minas Gerais”, informou Loiola, acrescentando que, de acordo com dados do Ibama, 80% do ecossistema original da caatinga já foram alterados em decorrência de processos humanos e 46% da área do bioma já foram devastados.

Inácio Loiola lembrou que, como forma de ajudar a preservar o bioma caatinga, aqui em Alagoas, apresentou projeto de lei que cria o Dia Estadual de Luta pelo Semiárido, no calendário de eventos do Estado, a ser celebrado no dia 20 agosto, cujo objetivo é manter um debate permanente de enfrentamento e convivência com a seca. O parlamentar comunicou ainda que no próximo dia 6, a Casa realizará um debate sobre o Canal do Sertão.

Em aparte, o deputado Yvan Beltrão (PSD) se associou ao pronunciamento de Loiola, observando que o tema é de grande relevância para o Estado. “Precisamos de soluções para o Canal do Sertão e todo o Agreste”, disse Beltrão. A deputada Jó Pereira (MDB) também se solidarizou ao discurso de Inácio Loiola, e o parabenizou pela preocupação com o semiárido alagoano.