Inácio Loiola lamenta a falta de projetos do governo federal para o convívio com a seca

por Comunicação/ALE publicado 21/05/2015 17h45, última modificação 21/05/2015 17h45

A falta de projetos e programas de sustentabilidade e de convivência com a seca no Nordeste brasileiro e a longa estiagem que castiga o setor agropecuário ao longo dos últimos cinco anos foram temas do pronunciamento do deputado Inácio Loiola (PSB) durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 20, da Assembleia Legislativa. O parlamentar alertou aos gestores públicos, em particular ao Governo Federal, que, do litoral ao sertão, a falta de chuvas tem provocado sérios prejuízos à economia alagoana com a queda na produção da cana-de-açúcar, a perda de mais de 50% do rebanho bovino e a inexistência de safra agrícola.

Segundo Loiola, esse quadro climático adverso tem resultado em perdas significativas para os produtores rurais e restringido o mercado de trabalho. “O que a gente sente é o descaso, o abandono de um governo que não tem compromisso para com a Região Nordeste. Ficamos muito tristes e decepcionados, pois um governo que teve uma votação esmagadora nesta região, dá as costas em um dos piores momentos que o Nordeste enfrenta”, criticou Loiola.

Tal realidade poderia ser amenizada, continuou o parlamentar, se o Governo Federal interviesse positivamente na região com a aplicação de projetos e programas de sustentabilidade e de convivência com a seca. “Faço um alerta: além dessas questões, uma das maiores crises que vamos enfrentar é a crise do setor elétrico nos próximos dois ou três anos não teremos energia nesse país para atender a demanda”, alertou.

Em aparte, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) discordou da tese levantada por Loiola e defendeu o governo federal, argumentando que o mesmo vem buscando amenizar os efeitos da estiagem com projetos de construção de adutoras nas regiões do agreste e do sertão. Medeiros citou como exemplo as obras das adutoras do Sertão e da Bacia Leiteira, bem como a construção do Canal do Sertão.

Também em aparte, o deputado Antonio Albuquerque (PRTB) foi solidário com o deputado Inácio Loiola e lembrou que o Canal do Sertão é uma obra que se arrasta desde o governo de Geraldo Bulhões - que governou o Estado no período de 1991 a 1995. “Somos um Estado absolutamente produtor, mas para o qual, infelizmente, o governo federal não volta suas atenções, em créditos, incentivos ou apoio para que se possa desenvolver, não apenas a Bacia Leiteira, mas a produção de hortifrutigranjeiros. Enfim, em nenhum segmento observamos a presença contundente e eficaz do governo federal”, observou Albuquerque.

Homenagem
Durante o pronunciamento, o deputado Inácio Loiola ao ex-deputado Walter Figueiredo, que este ano completaria 100 anos de nascimento. Loiola destacou matéria publicada no jornal Gazeta de Alagoas, no último sábado, homenageando Figueiredo. “Não conhecia de perto sua história na condição de jurista, promotor de justiça, prefeito da cidade de Rio Largo e por quatro vezes deputado estadual”, contou Loiola.