Inácio Loiola mobiliza Parlamento para instalação de Centro de Pesquisa da Embrapa

por Comunicação/ALE publicado 31/03/2016 17h45, última modificação 31/03/2016 17h46

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 31, o deputado Inácio Loiola (PSB) usou a tribuna da Casa para relatar encontro com pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Loiola contou que os pesquisadores vieram pedir o apoio do Parlamento, junto ao Governo Federal, para viabilizar a instalação de um centro de pesquisas em Alagoas. Durante o encontro, o grupo apresentou o resultado de um estudo realizado em diferentes regiões do Estado que reforçam a viabilidade do centro de pesquisa. Inácio Loiola foi escolhido pelos pesquisadores por ser autor de proposição votada e aprovada na Assembleia Legislativa em 2014, que defende a implantação da Embrapa.

“Uma vez demonstrada pelos técnicos que o Estado de Alagoas precisa e comporta um centro de pesquisa e serviços cabe a classe política trabalhar e agir no sentido de cobrar do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, o apoio para a abertura de uma unidade que vai trazer conhecimentos e tecnologias para os setores ligados à atividade rural”, destacou Inácio Loiola.

O deputado solicitou o apoio de seus pares no sentido de mobilizar a bancada federal e o Governo do Estado para mostrar aos integrantes do Conselho de Administração da Embrapa que há respaldo técnico que justifica a instalação do centro de pesquisa. Superado essa etapa, o segundo passo é fazer gestões junto à União para liberar recursos para viabilizar o empreendimento. “No País, há 48 centros, e já chegou a hora de Alagoas ter o seu. A Embrapa é responsável pelo Brasil ser o celeiro do mundo na produção de alimentos, contribuindo para o superávit da balança comercial”, ressaltou Loiola, acrescentando que os estudos foram realizados nas regiões do Canal do Sertão, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Baixo São Francisco.

Em aparte, o deputado Léo Loureiro (PPS) contribuiu com o pronunciamento. “Essa discussão, neste ano, podemos dizer que é uma das mais importantes para o Estado. A vinda de um núcleo da Embrapa para Alagoas melhora o trabalho de agricultura e pecuária locais e também de todo o Nordeste”, observou Loureiro.

Fábrica da Pedra
Outro tema abordado por Inácio Loiola diz respeito a Fábrica da Pedra, em Delmiro Gouveia. Segundo o deputado, a centenária indústria têxtil passa por um momento difícil. “Apesar de um acordo feito com a Eletrobras/AL, para o pagamento de um atrasado, ontem, sem dar satisfação à direção da indústria, a estatal suspendeu o fornecimento de energia”, contou Loiola, acrescentando que os dois maiores clientes que a Eletrobras tem em Alagoas são a Braskem, em Maceió, e a Fábrica da Pedra em Delmiro Gouveia.

O deputado Ronaldo Medeiros (PMDB), em aparte, se colocou à disposição para buscar uma solução para o caso. “Isso não é apenas um corte de energia. Ali existem centenas de empregos diretos que a fábrica gera, são famílias que dependem historicamente daquela indústria”, observou o peemedebista.