Inácio Loiola presta homenagem aos 100 anos da Academia Alagoana de Letras

por Comunicação/ALE publicado 30/10/2019 18h30, última modificação 30/10/2019 18h30

O deputado Inácio Loiola (PDT), em pronunciamento realizado na sessão plenária desta quarta-feira, 30, prestou homenagens aos 100 anos da Academia Alagoana de Letras, que searão comemorados amanhã (1º de novembro). O deputado destaca que a Academia festeja seu centenário com um marco histórico, ao expor na sua galeria a primeira foto onde aparecem mulheres como membros da entidade.

“Essa fotografia é carregada de simbolismo. Pois é a primeira vez que uma mulher faz o registro oficial dos membros da entidade. Esse momento ímpar foi captado pelas lentes da fotógrafa Millena Lima. Essa foto vai ser exposta ao lado das outras três fotografias oficiais de 1919 (data da fundação), de 1929 e de 1969”, ressaltou o deputado.

Ainda em seu pronunciamento, o Loiola informou que a Academia Alagoana de Letras é composta por 40 membros, entre eles, oito mulheres e tem como presidente o professor Rostand Lanverly. O parlamentar lembrou que a entidade foi fundada por Amphilóphilo de Oliveira Mello e atualmente está sediada na Casa Jorge de Lima, localizada na Praça Visconde de Sinimbú.

Por fim, o deputado disse que para celebrar seu centenário a Academia vem realizando diversas atividades, como o Concurso de Poesia Gustavo Paiva e o Concurso de Prosa Aloísio Costa Melo. “Quero parabenizar todos que fazem a Academia na pessoa da poetisa e escritora Roseane Rodrigues, que é natural da cidade de Piranhas”, concluiu.

Em aparte, a deputada Jó Pereira (MDB) parabenizou os 100 anos de existência da Academia Alagoana de Letras. “Comemorar este marco é fortalecer a nossa produção literária”, destacou.