Inácio Loiola presta reverência ao Dia de Nossa Senhora dos Prazeres

por Comunicação/ALE publicado 26/08/2015 17h20, última modificação 26/08/2015 20h53

O deputado Inácio Loiola (PSB) foi à tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 26, para saudar o Dia de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Maceió, a ser comemorado amanhã, 27. “Que nossa padroeira, com seu amor infinito e misericordioso, nos acolha, nos abençoe, nos proteja e acima de tudo, como exemplo de fé, nos encoraje, nos revigore para que possamos enfrentar, com sabedoria e humildade, as intempéries da vida”, pediu.

O deputado lembrou que a devoção à Nossa Senhora dos Prazeres remonta a um momento marcante para os brasileiros: o triunfo sobre os holandeses na Batalha de Guararapes. “Por conta dessa vitória, D. João IV mandou erguer a capela dedicada à Nossa Senhora dos Prazeres, entregando aos cuidados dos monges Beneditinos em 1781”, destacou Inácio.

De acordo com o deputado, a devoção à padroeira em Maceió teve início no século XIX e está estritamente ligada ao surgimento da cidade. O engenho Massayó, de propriedade do capitão Antonio Apolinário Fernandes Padilha, que funcionava onde hoje se encontra o prédio da Assembleia Legislativa, tinha uma capela de oração em louvor a São Gonçalo Amarante. Durante um dia de sol intenso, Antonio Apolinário estava próximo à igrejinha, olhando a roça, quando avistou um navio afundando na enseada de Jaraguá. Nesse momento, ajoelhou-se e rezou pedindo a proteção de Nossa Senhora dos Prazeres para que o naufrágio não se consolidasse. “Suas preces foram atendidas. Mandou então buscar uma imagem de sua protetora em Portugal, a qual passou a ser a padroeira de Maceió”, disse o deputado.

Por fim, o deputado lembrou que durante este mês os católicos das igrejas de Maceió estão vivendo um outro momento de felicidade, pois têm a oportunidade de render homenagem também a Nossa senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Em aparte, o deputado Carimbão Júnior (PROS) solidarizou-se com o discurso e convidou todos os católicos a participarem da procissão de Nossa Senhora dos Prazeres, que acontecerá nesta quinta-feira, 26, saindo da Catedral Metropolitana de Maceió.