Inácio Loiola propõe expedição para se conhecer os problemas enfrentados pelo 'Velho Chico'

por Comunicação/ALE publicado 03/06/2015 16h00, última modificação 09/06/2015 15h25

O deputado Inácio Loiola (PSB) usou a tribuna do plenário da Casa de Tavares Bastos para lembrar a passagem do Dia Nacional de Defesa do Rio São Francisco. O parlamentar cobrou mais atenção dos alagoanos, em particular dos moradores da região ribeirinha, pois o "Velho Chico" está morrendo gradativamente.

"Basta ir à foz e ver a água do mar adentrando o rio, comprometendo o ecossistema. Proponho que a Assembleia Legislativa promova um passeio pelo seu leito, de Piranhas a Penedo, para que os parlamentares possam conhecer a atual realidade do rio", disse, acrescentando que "será o primeiro Parlamento a fazer o passeio barra a barra, como definem os pescadores".

"Essa viagem será interessante para que se possa trazer para o Parlamento projetos de revitalização do São Francisco. A sociedade alagoana precisa se engajar e não assistir à degradação de um rio que tem valor histórico, cultural e socioeconômico para as regiões do Sertão e Agreste", declarou Inácio.

O deputado estadual Francisco Tenório (PMN) destacou a iniciativa do parlamentar de levantar a discussão dentro do Poder Legislativo pois, segundo Tenório, o rio São Francisco é fundamental para as regiões do Sertão e do Agreste, fornecendo água para diversos municípios. "O Velho Chico vive uma situação tão crítica que necessita de políticas públicas amplas dos governos federal e estadual para continuar alimentando milhões de nordestinos", destacou o deputado.

Piranhas
Inácio prestou ainda homenagem aos 128 anos de Emancipação Política de Piranhas, ressaltando a história, a cultura, o artesanato e a hospitalidade do povo sertanejo.