Inácio Loiola relata estragos causados pelas chuvas em projetos de irrigação

por Comunicação/ALE publicado 30/05/2022 12h08, última modificação 30/05/2022 12h08

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 30, o deputado Inácio Loiola (MDB) relatou que projetos de grande relevância, desenvolvidos pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco), estão sendo afetados pelas fortes chuvas que caem em todo o Nordeste, especialmente em Alagoas. O fato está gerando perdas para os produtores rurais, sobretudo nas áreas irrigadas dos projetos Itiúba, em Porto Real do Colégio, e Marituba, em Igreja Nova. “Eu presenciei, por conta dessas chuvas, que o projeto Itiúba, na piscicultura e agricultura, onde são cultivados arroz, milho, coco, feijão, cana-de-açúcar, está inundado. Eles perderam 100% da agricultura e 100% da criação de peixes”, contou o parlamentar, que esteve visitando o município de Porto Real do Colégio, no último sábado.

Inácio Loiola apelou aos governos Estadual e Federal para que socorram os agricultores completamente desassistidos. “Levei ao conhecimento do governador Paulo Dantas e ele garantiu que vai ajudar nossos agricultores, que estão sendo penalizados, sacrificados por conta dessa cheia. Eu vou mais além: essa água, para ser escoada numa área de aproximadamente 800 hectares, vai levar meses, a não ser que se coloque um sistema de bombeamento”, observou o parlamentar, apelando especialmente à Codevasf, cujos projetos estão ligados.

O pronunciamento de Inácio Loiola foi aparteado pela deputada Jó Pereira (PSDB) e pelos deputados Lobão (MDB) e Ronaldo Medeiros (PT). Todos se associaram a fala do colega, destacando a importância do tema. Jó Pereira disse que na sexta-feira, 27, recebeu do presidente da Associação do Perímetro Irrigado de Boa Cica, alguns vídeos sobre a situação do Projeto Itiúba e os encaminhou ao superintendente da Codevasf, Joãozinho Pereira, e ao deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados. “Encaminhei também ao responsável pela Defesa Civil Nacional, que passou o final de semana em território alagoano. O superintendente da Codevasf já está trabalhando junto ao Ministério do Desenvolvimento para promover todo o auxílio necessário aos agricultores do perímetro irrigado de Itiúba e Boa Cica”, contou a parlamentar.