Jó Pereira alerta para surtos de dengue, chikungunya e Zika
Na sessão desta quinta-feira, 30, a deputada Jó Pereira (MDB) alertou para a necessidade de diversificar as ações na área de saúde. Ela lembrou que, além da pandemia do coronavírus, vem crescendo em Alagoas casos de transmissão pelo mosquito Aedes Aegypt, como a dengue, chikungunya e Zika. “Precisamos de ações simultâneas em relação a políticas públicas nestas duas áreas”, disse.
Jó Pereira pontuou que se faz necessário a multisetorialidade e a simultaneidade de ações. “Entendo a questão da pandemia causada pelo novo coronavírus, mas as mudanças climáticas trazem problemas de ordem respiratória e a Secretaria de Saúde precisa implementar ações em todas as áreas”, afirmou.
Jó sugeriu que entidades como AMA (Associação dos Municípios Alagoanos) e Cosems ( Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas) se unam às secretarias de Saúde (do Estado e da capital), para que as ações de combate à pandemia sejam simultâneas, coordenadas e as demais enfermidades não sejam esquecidas: “Precisamos evitar que pessoas morram também por outros problemas, como dengue, zika e chikungunya”, reforçou.