Jó Pereira alerta sobre perigos da flexibilização desordenada do isolamento

por Comunicação/ALE publicado 30/06/2020 14h30, última modificação 30/06/2020 16h44

Em pronunciamento durante a plenária desta terça-feira, 30, a deputada Jó Pereira (MDB) fez um alerta sobre os perigos da flexibilização desordenada do isolamento e solicitou que a Casa não entrasse em recesso durante esse período de pandemia do coronavírus (covid-19).

Sobre o período do recesso, o presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, alertou para o que determina a Constituição Estadual e o Regimento Interno, e encaminhou a eleição da Comissão Especial Representativa (saiba mais sobre a comissão) para acompanhar as ações referentes à pandemia durante o mês de julho. Jó Pereira foi escolhida para presidir o colegiado, composto por dez deputados.

A deputada justificou o pedido argumentando que nos 100 dias do decreto de estado de emergência, o Parlamento tem garantido voz ao povo alagoano, através de seus representantes. Em aparte, os deputados Davi Maia (DEM) e Antonio Albuquerque (PTB) também contribuíram com o pronunciamento da deputada.


Flexibilização
Chamando a atenção para os possíveis efeitos de uma flexibilização desordenada do isolamento social, no momento mais crítico da pandemia, a deputada citou alguns trechos de documento escrito pelo professor e economista Cícero Péricles, no qual ele defende que, “sustentada pela renda pública e pela rede de financiamento, a economia alagoana, no período de março a junho, está funcionando, mas com deficiências e limites”.

“O isolamento necessário vai inquietando a todos, mas ele pode ter seus resultados prejudicados agora na pior das fases da pandemia, caso as pessoas passem a não respeitá-lo mais”, destacou a deputada, frisando que a interiorização da Covid-19, concomitantemente com a contaminação dos mais vulneráveis, em todos os recantos, é agora um grande risco: “A medida inicial considerou as decisões tomadas em alguns estados que tinham naquele momento situações mais críticas que a nossa, e agora, quando se fala em afrouxamento, alerto, estamos em um momento crucial da pandemia e não podemos esquecer os números crescentes do interior do Estado”.

Ainda conforme citado por Jó, Cícero Péricles defende que “a reabertura das atividades econômicas em pleno crescimento da curva epidêmica seria contraproducente, no sentido da saúde pública, segundo os infectologistas e epidemiologistas, porque aumentaria ainda mais a possibilidade do contágio, e, segundo, porque os consumidores e clientes estão assustados diante do noticiário. A volta dessas atividades deve ser um processo seguro, negociado com o Estado, prefeituras e orientado pelo setor da saúde pública”.

“Não podemos faltar com a nossa presença nesse período de tamanha decisão. Mas do que nunca devemos estar presentes e dialogando, debatendo, apontando riscos e soluções, fiscalizando e amparando inclusive o próprio governo em relação à ânsia de setores que, já cansados, e sem diálogo há muito tempo, só agora recentemente iniciado, com certeza ampliarão essa pressão”, completou a deputada.