Jó Pereira cobra mais diálogo entre Governo e Parlamento

por Comunicação/ALE publicado 20/05/2020 15h00, última modificação 20/05/2020 15h46

Falando diretamente ao líder do Governo na Casa, deputado Silvio Camelo (PV), a deputada Jó Pereira (MDB) cobrou mais diálogo entre o Governo e a Assembleia Legislativa, especialmente neste instante em que o Estado atravessa uma grave crise sanitária em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19). De acordo com a parlamentar, de forma unida, os deputados têm tentado contribuir com o momento. "Falta diálogo também com os técnicos que executam a política. Seja a política da assistência, da saúde, da educação. Líder, assim como esta Casa, o Executivo também é multissetorial", disse Jó Pereira, em pronunciamento durante a sessão plenária desta quarta-feira, 20.

O discurso da deputada fez referência aos debates entre parlamentares da bancada de oposição e situação, na sessão de ontem. Jó Pereira observou que as diversas áreas que compõem o Governo devem atuar de forma dinâmica para planejar, executar, monitorar e avaliar os programas e ações do Governo. "Nós, deputados, estamos investidos pela representatividade popular, orientados pelo Regimento desta Casa e pela Constituição Estadual, das prerrogativas de fiscalizar. Nós precisamos atuar em busca de execução planejada, adequada e correta das políticas públicas", argumentou a deputada, acrescentando que os deputados querem e precisam contribuir, exercendo seu papel fiscalizar, legislar e indicar.

"Pertence ao nosso mandato essa unidade em defesa de Alagoas. O que falta é a unidade em torno do diálogo", declarou, destacando a importância da contribuição da liderança do Governo na construção desse relacionamento com o Executivo. Ela ressaltou ainda a necessidade de respeitar a independência dos Poderes e cobrou respostas sobre as indicações e propostas aprovadas pelo Parlamento desde o início da pandemia.

Os deputados Cabo Bebeto (PSL), Davi Maia (DEM), Ricardo Nezinho (MDB) e Inácio Loiola (PDT) parabenizaram Jó Pereira pelo pronunciamento. "A deputada Jó Pereira, hoje, não representou tão somente os seus eleitores, representou, principalmente, o plenário da Assembleia Legislativa", declarou o deputado Cabo Bebeto, agradecendo a colega pelas "palavras equilibradas e sensatas".

Cestas nutricionais
Durante o pronunciamento, a deputada Jó Pereira também agradeceu aos pares pela aprovação do requerimento nº 554/2020, no qual solicita ao Governo do Estado que atenda a universalidade das famílias alagoanas em condição de extrema pobreza, assim escritas no Cadastro Único do Governo Federal, com a distribuição das cestas nutricionais ou, preferencialmente, com a entrega de um auxílio financeiro, tendo em vista que as cestas financiadas pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) são insuficientes, pois beneficiam menos da metade das 403 mil famílias inscritas no CadÚnico.