Jó Pereira destaca papel do Legislativo e cobra investimentos em Educação
A deputada Jó Pereira (MDB) cobrou ao Governo do Estado mais investimentos e ações na área da Educação, em pronunciamento realizado durante a sessão ordinária desta terça-feira, 9. O papel do Poder Legislativo, que vem sendo uma preocupação constante ao longo desta 19ª legislatura, assim como as questões relacionadas à defesa e aos direitos da mulher, também foram abordados pela parlamentar em seu discurso. A deputada teceu considerações sabre as estratégias a serem adotadas pelo Executivo, visando à recuperação da economia do Estado, durante e após a pandemia do coronavírus. “É necessário, mais que nunca, o fazer, o realizar, o conquistar em prol da retomada firme do desenvolvimento”, disse Jó Pereira.
Na sequência, ela destacou que, assim como seus colegas de plenário, vem cobrando, insistentemente, a defesa da educação como prioridade e base para transformação da sociedade, sobretudo das pessoas que vivem na extrema pobreza. “Como acreditar na parceria do Governo para com esta Casa, se nossa voz está rouca em cobrar o Plano Estadual de Educação (PEE) como ferramenta dessa prioridade, e nunca fomos ouvidos?”, questionou Jó Pereira.
Ela prosseguiu observando que a volta às aulas é o ponto mais importante a ser pensado desde o início da pandemia, com ou sem uma legislação específica. Jó Pereira lembrou o discurso proferido pelo governador Renan Filho durante a abertura dos trabalhos do Legislativo, quando afirmou que um dos temas fundamentais para 2021 seria a retomada da rotina escolar. “Palavras ditas aqui dias antes da aprovação do veto ao projeto que trazia a necessidade do diálogo e, mais do que isso, demonstrava o atraso com relação ao assunto volta às aulas. Isso é priorizar educação? É claro que não. Essa triste história do abandono de um projeto justo, legal e assertivo do Parlamento é mais uma demonstração da ausência do dialogo produtivo”, ressaltou a parlamentar.
Fortalecimento do Legislativo
O discurso de Jó Pereira também foi em defesa do fortalecimento do Legislativo. De acordo com ela, a Casa deve estar sempre unida em defesa das prerrogativas do Parlamento e das necessidades da população alagoana.” Esse apelo ao fortalecimento dos trabalhos do Parlamento e sua unidade, mais do que nunca, frente aos desafios de 2021 e 2022, é estratégico, é fundamental”, disse ela, acrescentando que para enfrentar a crise advinda da pandemia do coronavírus, nesses dois anos, necessário se faz a construção de políticas para “investimentos e ações em Educação, assistência no desenvolvimento humano, na saúde básica, no mercado, na geração de emprego e renda, em tecnologia, na produção agrícola, principalmente na familiar, e demais áreas”.
Dia Internacional das Mulheres
Jó Pereira parabenizou a todas as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem, e apresentou dados dando conta de que o público feminino foi o que mais sofreu com os impactos das ações de enfrentamento da pandemia do coronavírus. Que esses impactos foram sentidos na área da saúde, sobretudo mental, afetando ainda questões financeiras e econômicas da mulher, que na maioria dos casos estão sobrecarregadas com as diversas funções que desempenham, seja no campo profissional ou doméstico. “A crise destacou tanto a centralidade de suas contribuições quanto os fardos desproporcionais que as mulheres carregam”, destacou Jó Pereira.
Por fim, ela parabenizou a presidência da Casa pela inauguração da Galeria Lily Lages, uma iniciativa que, no entendimento dela, registra e dá visibilidade a história da participação da mulher no Parlamento alagoano. Jó Pereira também parabenizou a Mesa Diretora pelo relançamento do livro biográfico de Lily Lages, a primeira deputada eleita a tomar assento na Assembleia Legislativa, em 1934, com aproximadamente 14 mil votos. O livro foi escrito pela sobrinha de Lily Lages, a escritora Solange Chalita, há 43 anos.