Dia do Professor: Jó Pereira ressalta importância do investimento na Educação
O Dia do Professor, comemorado neste 15 de outubro, foi tema do pronunciamento da deputada Jó Pereira (MDB) durante a sessão plenária de hoje. No discurso, a parlamentar enfatizou que os profissionais não são valorizados como merecem. Para ela, só a partir de um conjunto de fatores como infraestrutura, planejamento, decisão política, prioridade financeira, poderá ser possível proporcionar melhorias nas condições de trabalho desses profissionais e consequentemente uma educação de qualidade. Ela agradeceu aos mestres e professores que se dedicam com abnegação a transmitir seus conhecimentos, mesmo enfrentando todas as adversidades que lhes são impostas. “Obrigada a todos vocês que me ensinaram e me estimularam a buscar sempre mais conhecimentos”, agradeceu Jó Pereira.
Como parlamentar, ela disse que seu papel não se resume apenas a homenagear, uma vez que a missão do deputado é a de estar sempre em defesa desses profissionais e da Educação. “Por lutar e trabalhar por uma educação pública de qualidade, inclusiva, tecnológica, para todos e transformadora, é que relembro a importância desses profissionais”, disse Jó Pereira, citando relatos de uma professora da educação infantil, Bernadete de Lourdes que, embora formada bacharel em Direito, pela renomada Faculdade de Direito do Recife, decidiu seguir dando aulas às crianças, como já vinha acontecendo desde que concluiu o magistério, antes da faculdade.
“Esse é apenas um exemplo da paixão que o magistério exerce em muitas pessoas e que histórias parecidas se espalham pelo país inteiro”, observou a deputada, destacando que o amor pelo que fazem é o que move a grande maioria desses profissionais. “Esses mestres trazem nos olhos o brilho dos que desejam transformar, melhorar o mundo. Iluminando vidas através do conhecimento”, destacou Jó Pereira.
Em aparte, os deputados Davi Davino Filho (PP), Antonio Albuquerque (PRTB), Cabo Bebeto (PSL) e Inácio Loiola (PDT) se associaram ao pronunciamento de Jó Pereira. O primeiro parabenizou a todos os professores do Estado e disse que o professor é uma ferramenta de transformação. “O professor é realmente o redentor da educação no nosso País”, observou Davino.
O deputado Inácio Loiola disse que a educação é fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade “Mas sinto que a educação no Brasil está involuindo. Nossa metodologia ainda é baseada do quadro negro, no apagador e no giz. Diferente de países que avançaram como o Japão, a Coreia do Sul e os Estados Unidos, nós ainda vivemos em técnicas de 50 anos atrás”, observou, demonstrando preocupação com a política do Ministério da Educação de criar cursos universitários diariamente no País.
Crime bárbaro
O bárbaro assassinato do menino Danilo, de 7 anos, no bairro Clima Bom, em Maceió, na semana passada, também foi abordado pela deputada Jó Pereira. Ela disse que o Estado precisa elucidar o crime o mais rapidamente possível. “Os pais querem justiça, a comunidade quer justiça, todos nós esperamos por justiça. Não existe dor maior que a perda de um filho, principalmente para nós mulheres, sentimos essa dor como um pedaço nosso que deixa a vida”, declarou a parlamentar, ressaltando que apesar da prioridade estratégica da área de segurança definida pelo atual Governo, a sociedade não está imune à maldade humana.
Os deputados Cabo Bebeto e Antonio Albuquerque também se posicionaram sobre o assunto. Ambos apelaram à comunidade onde ocorreu o crime para que ajudem as forças policiais a elucidar o caso. “É preciso que as pessoas da comunidade denunciem através do disque denúncia 180. A comunidade do Clima Bom tem que ajudar os policiais nesse caso”, solicitou o deputado.