Jó Pereira mostra preocupação com conjuntura orçamentária do Estado

por Comunicação/ALE publicado 22/04/2020 16h15, última modificação 22/04/2020 16h08

Durante a sessão desta quarta-feira, 22, a deputada Jó Pereira (MDB) se mostrou preocupada com a situação orçamentária do Estado neste período de combate ao coronavírus. Ela disse que há três anos vem cobrando no orçamento um aumento de mais 1% para a saúde em Alagoas. “Teríamos uma estrutura maior na saúde pública em nosso Estado, para apoiar no combate a esta pandemia. A gente clama para que este erro nacional, de não priorizar a saúde, não persista mais”, disse.

Jó Pereira disse que após avaliar o orçamento de Alagoas, onde todos os esforços precisam estar voltados para a estruturação da saúde, identificou uma movimentação financeira que vai no sentido contrário. “São R$ 31 milhões para a Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano e para o DER, operação feita no último dia 14 de abril. Coincidência ou não, é quase o valor da suspensão da dívida do Estado de Alagoas com a União”, alertou.

A deputada disse que os recursos foram retirados da Secretaria de Educação, onde seriam destinados à construção de creches e escolas e da Secretaria da Mulher, onde serviriam para implementação de políticas de promoção e defesa dos direitos humanos. “Além de R$ 12,3 milhões que seriam destinados para a manutenção das unidades prisionais. Também foram retirados recursos da Secretaria de Planejamento, que seriam investidos em transparência e gestão de pessoal. Fica aqui o meu alerta. Nós precisamos ter transparência, solidariedade e humanidade na gestão pública, requisitos essenciais num momento como este”, disse.