Jó Pereira será a relatora do projeto do Plano Estadual de Educação
Os índices negativos da Educação no Brasil, especialmente em Alagoas, bem como as soluções para o enfrentamento do problema no momento em que se discute o Plano Estadual de Educação (PEE) foram temas do pronunciamento da deputada Jó Pereira (DEM) durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 1º de julho, da Assembleia Legislativa. A preocupação da parlamentar em torno da problemática levou o presidente da Comissão de Educação da Casa, deputado Francisco Tenório (PMN) a convidá-la para relatar o projeto de lei que dispõe sobre o PEE, tão logo este seja encaminhado ao Parlamento.
Durante o discurso, Jó Pereira cobrou políticas públicas para a permanência e o sucesso dos estudantes nas escolas. “Alagoas não suporta mais que essa garantia seja apenas no plano das intenções. Elas terão que acontecer através de adequado quadro de recursos humanos, estrutura física, tecnológica e recursos financeiros suficientes para que permita o sucesso das ações e diretrizes necessárias para atingir as metas de transformação que todos desejam para o Estado”, declarou a parlamentar, sugerindo, em seguida, que a Casa realize um ciclo de audiências públicas com a participação ativa do Executivo, no sentido de informar à sociedade do atual quadro da educação alagoana.
Em aparte, os deputados Rodrigo Cunha (PSDB), Ronaldo Medeiros (PT), Bruno Toledo (PSDB) e Francisco Tenório se associaram ao pronunciamento de Jó Pereira, destacando a importância do tema. Medeiros observou que está havendo falhas na educação de base. Cunha, por sua vez, é de opinião que só com através da união de forças podemos melhorar os índices da educação em Alagoas. Já o deputado Bruno Toledo reforçou que a educação é o verdadeiro instrumento de transformação social e se colocou à disposição para lutar em prol do fortalecimento da educação no Estado.
O presidente da Comissão de Educação da Casa, deputado Francisco Tenório destacou que a valorização do magistério é um dos pontos que deve ser amplamente discutido no Plano Estadual de Educação. “Precisamos discutir também as melhorias da estrutura física das escolas de Alagoas”, disse o parlamentar.