Jó Pereira solicita urgência na realização de testes da Codiv-19 em profissionais da Saúde

por Comunicação/ALE publicado 31/03/2020 12h28, última modificação 31/03/2020 12h28

A deputada Jó Pereira (MDB) teve quatro requerimentos aprovados durante a sessão virtual da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 31, dentre eles, o que solicita ao Governo do Estado a garantia, com a máxima urgência, da realização de testes da Codiv-19 para os profissionais da saúde que apresentem qualquer sintoma de Síndrome Viral Gripal (SVG).

A deputada alerta que esses profissionais vêm atuando na linha de frente no combate ao vírus, estando, desta forma, mais expostos ao contágio, principalmente depois da instauração da pandemia, uma vez que houve um aumento de demanda na rede de saúde do Estado, ocasionando maior risco da proliferação do vírus nos hospitais a nas unidades de saúde.

“Além de ser medida extremamente importante para preservar a vida e a saúde dos profissionais, com diagnóstico rápido e preciso evitaríamos que eles possam ser vetor de contágio para outras pessoas dentro das unidades de saúde, que atendem infectados, mas também socorrem pessoas com problemas de saúde diversos, inclusive pacientes que fazem parte do grupo de risco”, destacou Jó Pereira.

No segundo requerimento, a deputada pede ao Governo do Estado o restabelecimento do regime tributário especial para o setor de medicamentos e equipamentos hospitalares, especialmente para os seus distribuidores, no sentido de melhorar o regramento jurídico da substituição tributária nas operações de produtos farmacêuticos. “A consolidação do regime especial reduzirá os preços dos insumos, medicamentos e equipamentos hospitalares em Alagoas, indispensável para a prevenção e combate ao coronavírus”, disse a parlamentar.

Em mais um requerimento, a deputada solicita ao Governo que seja fornecido aos alunos da rede estadual de ensino um auxílio financeiro, como alternativa à merenda escolar. A ajuda seria destina às famílias inseridas no Cadastro Único, atendendo aqueles que recebem o Bolsa Família e os que estão em situação de extrema pobreza. “É de suma importância que sejam evitadas aglomerações de alunos e incentivada a permanência em casa", pediu Jó Pereira.

Por fim, no quarto requerimento, a deputada pede uma ação conjunta do Governo do Estado e da prefeitura de Maceió, no sentido de atender a população de rua com ações eficientes e efetivas de prevenção e combate a disseminação do coronavírus. Jó Pereira alerta sobre a importância de redobrar a atenção com os moradores de rua, tendo em vista que são extremamente vulneráveis ao contágio, tanto pela exposição quanto pela imunidade baixa, esta decorrente de uma alimentação inadequada.