Laudo sobre rachaduras no Pinheiro será debatido no Parlamento

por Comunicação/ALE publicado 26/02/2019 21h48, última modificação 26/02/2019 21h48

Assembleia vai realizar sessão especial para apresentar laudo sobre o Pinheiro

O laudo conclusivo sobre as inúmeras fissuras, trincas e rachaduras em moradias e vias públicas, no bairro do Pinheiro, está tendo atenção especial do Governo Federal. Foi o que afirmou o secretário nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal de Oliveira, que esteve em Maceió, nesta segunda-feira, 25, para acompanhar o andamento dos estudos.

Depois de cumprir uma extensa agenda na capital alagoana, o secretário participou de uma reunião na Assembleia Legislativa a convite dos deputados Cabo Bebeto (PSL) e Léo Loureiro (PP).

Na ocasião, os deputados enfatizaram a necessidade de realizar uma sessão especial, no início do mês de junho, para apresentar o laudo global sobre os estudos, que têm a participação do Serviço Geológico Americano. “A Assembleia Legislativa está de portas abertas e os deputados estão dispostos a colaborar com os trabalhos, de forma efetiva, com o propósito de unir forças em torno da situação”, destacou Cabo Bebeto.

Alexandre Vidigal se mostrou bastante solícito às demandas do parlamento alagoano e aproveitou o momento para solicitar o envolvimento dos deputados na resolução de algumas questões que têm atrapalhado os estudos no Pinheiro, a exemplo dos bloqueadores de aparelhos celulares dos presídios, que estão impedindo a operação de radares.

Outro fator fundamental, considerado por Vidigal, é a instalação de câmeras em pontos estratégicos do bairro, com a finalidade de proporcionar segurança aos moradores da região. “Estamos diante de um problema técnico, mas percebemos que há uma soma de esforços para que os estudos possam avançar. Dessa forma, o ministério se coloca à disposição dos deputados”, pontuou.

O assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Thales Sampaio, responsável pelos estudos no Pinheiro, também participou do encontro. Ele explicou que o Serviço Geológico do Brasil vai acompanhar um novo estudo realizado pela petroquímica Braskem, que busca identificar possíveis cavidades ou cavernas no subsolo. “Será muito importante, porque vamos verificar se há compatibilidade com os nossos estudos”, avaliou o especialista.

Estiveram presentes os deputados Davi Maia (DEM), Silvio Camelo (PV), Jó Pereira (MDB) e Ângela Garrote (PP), além dos representantes do Ministério de Minas e Energia, Victor Bicca, diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Esteves Colnago, diretor-presidente da CPRM, Antônio Carlos Bacelar, diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM e Dinário Lemos, coordenador da Defesa Civil de Maceió.