Léo Loureiro lembra passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

por Comunicação/ALE publicado 31/03/2016 17h57, última modificação 31/03/2016 17h57

O deputado Léo Loureiro (PPL) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira, 31, para lembrar que no próximo sábado (2/4) se comemora o Dia Mundial do Autismo, criado pela organização das Nações Unidas, com objetivo de conscientizar a população acerca da questão. “Há pouco tempo se falava que teríamos de dois a três mil pessoas com autismo no País, porém, com o conhecimento da população e a melhora no diagnóstico já se fala que 1% da população brasileira possui autismo. Se Alagoas tem mais de três milhões de pessoas, estamos falando em um universo de três mil pessoas com autismo”, afirmou.

Em seu pronunciamento, Léo Loureiro parabenizou a deputada Jó Pereira (PMDB) por apresentar na Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui a política estadual de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista. “É preciso que a pauta seja desobstruída para que possamos votar esse projeto. Estamos lidando com casos relativamente novos e que muitos não conseguem identificar. Nós não temos hoje quantidade suficiente de instituições que trabalham com a causa, po isso precisamos de todo o apoio” disse.

O deputado, que já passou pela Apae Alagoas, disse que o órgão possui um núcleo exclusivo para atendimento da pessoa com autismo. “São atendidas 150 crianças e existe uma fila de mais 150 para serem atendidas. Estamos falando de vidas, famílias e é preciso que todos nós tenhamos essa sensibilidade para tratar o assunto. É muito gratificante ver uma criança que não se comunicava chamar papai e mamãe”, disse Léo Loureiro.

Por fim o deputado chamou a atenção das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social para debater melhor o assunto e deixou uma sugestão: “É preciso que possamos integrar núcleos de referência e apoiar, cada vez mais, as instituições que já fazem este trabalho com as crianças e jovens autistas”, concluiu.