Lions Clubs: presidentes são condecorados com a comenda Tavares Bastos

por Comunicação/ALE publicado 30/08/2024 11h55, última modificação 30/08/2024 11h55

De autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), a Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 30, uma sessão solene para entregar a comenda de Mérito Legislativo Tavares Bastos ao presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo de Lions Clubs Internacional, Raniery Moreno Dias Carneiro, e ao presidente da Associação Internacional do Lions Clubs, Fabrício Oliveira. A honraria leva o nome do patrono da Casa e é conferida a personalidades por serviços prestados ao desenvolvimento de Alagoas. É a maior oferecida pelo Parlamento alagoano. Ainda durante a solenidade, a deputada tomou posse como membro do Lions Clubs Alagoas.

Fátima Canuto destacou que reconhecer trabalhos sociais voluntários e o compromisso com uma sociedade mais justa é também um papel da Assembleia Legislativa. A fundação Lions Clubs internacional é uma referência em todo o mundo quando o assunto é servir e ajudar ao próximo. “A fundação Lions Clubs International é uma organização internacional de clubes de serviço, cujo objetivo é promover o entendimento entre as pessoas em uma escala internacional, atender a causas humanitárias e promover trabalhos voltados a comunidades locais”, afirmou.

Fátima Canuto ressaltou que o Lions Clubs International foi uma das primeiras organizações não-governamentais convidadas a auxiliar na elaboração da Carta da ONU e trabalha com a Organização desde a sua fundação, em 1945, para levar ajuda aos necessitados de todo o mundo, fato que se comprova por ser a única instituição a possuir um dia exclusivo na ONU, que atende aos 'leões' de todo o planeta. “Hoje, com honra e alegria e em reconhecimento a esses esforços e realizações citados, vamos homenagear dois nordestinos de destaque: os senhores Fabrício Oliveira e Raniery Carneiro”, disse

Por fim, a deputada afirmou que a dedicação dos homenageados ao leonismo é reconhecida, e suas ações transformam vidas e incentivam o serviço comunitário em todo o planeta. Com liderança, comprometimento e iniciativa, Fabrício e Raniery refletem sua paixão pelo desenvolvimento humano e social. “Essas homenagens são extremamente merecidas e fico orgulhosa em poder concedê-las. Eu também tive o privilégio de receber uma homenagem do Lions, o certificado de reconhecimento de mulher destaque 2008, do distrito LA-3. Expresso minha admiração por todo trabalho realizado! Contem com a Assembleia Legislativa de Alagoas!”, concluiu Fátima Canuto.

Fabrício Oliveira agradeceu ao Parlamento pela honraria, em especial a deputada Fátima Canuto. Ele disse acreditar que há um líder dentro de cada membro do Lions e que todos podem deixar uma marca duradoura no mundo. “Receber essa comenda é uma honra muito grande. Estou muito orgulhoso e me sinto feliz, como nordestino e brasileiro, de ter esse reconhecimento do povo alagoano. Essa é uma homenagem extensiva a toda instituição, presente em mais de 200 países e com 1,4 milhão de associados servindo a milhares de pessoas ao redor do mundo. Só para se ter uma ideia, no último ano atendemos a 560 milhões de pessoas, envolvendo serviço oftalmológico, combate à fome, ao câncer infantil, cuidados com o meio ambiente, além de educação e saúde. Normalmente somos a primeira organização a aportar recursos financeiros quando ocorre qualquer catástrofe ao redor do mundo”, afirmou.

Em seu pronunciamento, Raniery Moreno agradeceu pela comenda Tavares Bastos. Ele aproveitou para lembrar que entrou na organização em agosto de 2018, através do Lions Clube de Santa Inês, onde ocupou diversos cargos e desempenhou várias funções. “Sinto-me agraciado com esta honraria, a mais alta desta Casa legislativa, e posso garantir que vou guardar este dia com muito carinho. Essa homenagem tem um significado especial. Quero aqui agradecer a Assembleia Legislativa e a deputada Fátima Canuto, destacando o olhar sensível desta Casa para com uma outra instituição que trabalha com o social. Essa ligação só nos traz incentivos para que possamos servir cada vez mais as comunidades e a modificar vidas de pessoas carentes”, declarou.

A solenidade contou com as presenças de Rosineide Lins Costa, primeira vice-governadora do Distrito LA-3, representando a governadora do DLA-3, Elizabete Camello; Nadja Maria Janôr Tenório de Freitas, assessora do câncer infantil do DLA-3 e do DMLA e coordenadora da visita oficial do presidente internacional de Lions Clubs ao Distrito LA-3 e da primeira reunião do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LA; Edivaldo Bandeiras Rios, ex-governador do DLA-3, desembargador aposentado de Alagoas e acompanhante oficial do presidente internacional de Lions Clubs; Paulo José Loureiro Santos Lima, ex-governador do DLA-3, patrono da primeira reunião do Conselho de Governadores do DMLA, além de representantes do Lions dos Estados de PE, BA, SP, PA, AM, RO, MA, PB, PI, CE, SE, RN e AL.